Rotary homenageia três sergipanos

Em reunião festival que lotou o salão principal de pasto do Hotel Quality, o Rotary Clube de Aracaju-Norte deu posse a sua nova diretoria, à frente a rotariana Zênia Fortes, e prestou homenagens significativas a três personalidades da sociedade sergipana. Foi a última reunião presidida pelo até então Presidente, Jorge Carvalho do Nascimento, O Governador Assistente do Distrito 4391, Eduardo Salustiano, participou de toda a solenidade, inclusive trazendo uma mensagem especial do novo Presidente do Distrito 4391, o rotariano Paulo Pereira, de saudação à nova diretoria e de agradecimento à diretoria que sai pelo muito que fez pelo desenvolvimento do Rotary na cidade de Aracaju. A solenidade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o Presidente que sai, professor Jorge Carvalho do Nascimento, fez um apanhado das atividades desenvolvidas no ano rotário 2018´2019, agradecendo a todos que colaboraram com a sua administração. Procedeu então as homenagens que foram prestadas aos srs. José Barreto Sobral, Elisânio Mendonça enquanto coordenava a entrega da Medalha do Mérito Rotário ao ex-vice-governador Adalberto Moura. Na segunda etapa da solenidade, ocorreu a posse de Zênia Fortes como Presidente do Clube. Tomada de forte emoção, ela mal conseguiu conter o choro, ao lembrar-se da mãe falecida há poucos dias e pediu aos presentes, como uma última homenagem a ela, que todos entoassem o Hino Sergipano, que era muito do seu agrado.

Flavio falou sobre Elisânio

Na sessão de homenagens, o rotariano Flávio Andrade discorreu sobre Elisânio Mendonça Cardoso, que tem mais de 50 anos de Rotary e agora passou a ser sócio honorário. “Quando cheguei ao Rotary muito aprendi com ele”, confessou Flávio destacando a fidelidade ao Clube uma de suas principais características. Ele chegou ao clube em dezembro de 1968. Nascido em Propriá, foi presidente do Clube no ano rotário de 1983/1984 Depois foi Vice-Presidente e Tesoureiro com várias outras diretorias. Outra homenagem foi prestada a um antigo associado do Rotary, i Sf. José Francisco Sobral, que foi apresentado pelo rotariano Joselucci Prudente. Engenheiro Civil e Geólogo, formado em Ouro Preto,o dr. José Francisco Sobral foi o primeiro presidente da Cohab, a empresa sergipana de construção de casas populares. Foi também Chefe da Região de Produção Nordeste da Petrobras. A homenagem – a de torná-lo sócio honorário – doRotary se justifica pelo orgulho que ele tinha de ser rotariano. A terceira homenagem foi prestada ao Sr. Adalberto Moura, que foi Vice-Governador do Estado no início dos anos 70, no governo do sr. Paulo Barreto.. Ele recebeu a Medalha Honra do Mérito do Rotary Clube de Aracaju-Norte, proposta pelo Sr. Eliziário Sobral. Este destacou a vida honrada, produtiva e dedicada ao servir pelo sr. Adalberto Moura. Nascido a 23 de abril de 1925, Em 1962 compôs a diretoria do Banco do Estado de Sergipe. .A medalha lhe foi entregue pelo jornalista Carlos Magalhães, filho do dr. Carlos Melo, que dá nome à medalha entregue ao Sr.Adalberto Moura. O dr. Moura, como Eliiário fazia questão de chama-lo, logo depois dirigiu palavras de agradecimento aos rotarianos pela Medalha que recebeu. Ao final da solenidade foi muito cumprimentado pelos presentes.

Durante a posse, o choro de Zênia

Finda as homenagens prestadas aos três sergipanos, passou-se à posse propriamente dita. O presidente que deixa o cargo, colocou-lhe o pin na lapela, representando o novo status de Presidente de Zênia Fortes. Esta não pode conter o choro no momento de se dirigir aos presentes, tomada pela emoção. Foi então que revelou que sua mãe, que morreu há poucos dias tinha verdadeira adoração pelo hino sergipano, daí porque ele foi incluído na solenidade de hoje. Ao final do Hino, que é conhecido como “Alegrai-vos sergipanos”, a solenidade foi encerrada.

Pequenas e curtas

Rotarianos de vários clubes da Capital e do interior, participaram da solenidade de ontem. *** Na próxima segunda-feira, o Rotary não vai patrocinar o tradicional almoço por ser feriado estadual.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais