Sergipe mira o olhar para o Ecoturismo

Passeio pelo rio Sergipe em construção

Sergipe é o menor estado brasileiro em superfície, mas que curiosamente passa por seu continente nada menos que cinco rios, proporcionando áreas balneáveis, ou seja, os rios Piauí-Real, Vaza-Barris, Sergipe, Japaratuba e São Francisco. Também é um estado que se consolida com uma vasta opção de produtos turísticos que interligam a capital localizada no litoral ao sertão às margens do rio São Francisco, tudo isso em curto espaço de tempo.

O Tô no Mundo repagina os principais roteiros turísticos de Sergipe voltados para turismo em contanto com a natureza,  que se configuram como verdadeiros parques de diversões para quem gosta de aventura. Banho em águas cristalinas, trilhas, ecoaventuras, tranquilidade e relaxamento entre praias fluviais em braços de manguezais, cânions com águas esverdeadas, paredões em meio a poções propícios aos esportes radicais e lagoas.

A dica é procurar uma agência especializada em ecoturismo no Estado, verificar se há guias credencias e só submeter a passeios com segurança, pois o meio ambiente não combina com estresses. Veja mais dicas e links com matéria completa já publicada no Portal Infonet.

Poço da Ribeira

Poço da Ribeira, na região do Parque Nacional da Serra de Itabaiana

Faz-se um verdadeiro rally ecológico para se chegar até lá entre povoados e restinga de Mata Atlântica. Localizado do lado esquerdo da BR 235, no sentido Norte, mais precisamente no povoado Rocheira, município de Itabaiana (SE), os Poços, ou como é conhecido Poço da Ribeira, é um local para contato com a natureza, além de tranquilidade e momentos de diversão.

A estrada de acesso não é tão atrativa e percorre-se cerca de 13km de estrada de piçarra, mas compensa com a observação da serra de Itabaiana, que fica para trás, dando espaço a uma sequência de morros ao longe. As fazendas de gado dão um tom rural à paisagem, mas é na contemplação de craibeiras, sucupiras, araçazeiros, ingazeiros, entre outras espécies nativas, que o passeio fica completo.

Ao chegar na localidade, passa-se por um paredão que quem não gosta de altura não deve ariscar. Um poção de águas escuras encrustado entre paredões de mais de 70m de altura, fazem da localidade um parque de diversões para os aventureiros. É possível praticar escaladas, rapel, tirolesa, nadar e praticar caminhada.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=179294&titulo=silviooliveira

Complexo turístico de Xingó

Cânion de Xingó é um dos passeios do complexo turístico da região

O cânion de Xingó é um dos atrativos de um complexo turístico que compreende a Hidrelétrica de Xingó, a Fazenda Mundo Novo, a feira livre de Canindé do São Francisco, o Vale dos Mestres, a Grota do Angico e o Eco Parque do Cangaço. Consolidado como o principal produto turístico de Sergipe, o passeio pelo Cânion não é somente um atrativo. É adentrar na cultura são-franciscana das águas do Velho Chico entre paredões que a região cada vez mais atrai os olhares de aventureiros do mundo todo. No seu entorno há diversas localidades propícias ao rapel, a tirolesa, ao sup, a canoagem, trilhas de bike, além de avistagem de animais silvestres e mirantes de contemplação do pôr do sol.

Por ser uma região de bioma de caatinga, a diversidade da fauna e da flora chama atenção, além de ser uma região de vasto potencial gastronômico e recheado de sergipanidades dos sertanejos que vivenciaram o cangaceirismo.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=112722&titulo=silviooliveira

https://infonet.com.br/blogs/grota-do-angico-se-ecoturismo-cangaco-e-velho-chico-2

https://infonet.com.br/blogs/turismo-pelas-trilhas-do-cangaco-na-divisa-de-se-al/

Rota do Imperador

Ilhota Rio Belo é uma das paradas da rota

A bordo de um catamarã dotado de infraestrutura, os turistas percorrem os caminhos trilhados por D. Pedro II entre os municípios de Neópolis, Santa do São Francisco e a alagoana Penedo. As aventuras entre paradas em ilhotas, observação de construções históricas e degustação da culinária são-franciscana fazem parte do roteiro. O passeio termina em um mercado na Capital Sergipano do Artesanato em Barro.

O atracadouro fica a poucos 121 km da capital sergipana e de 164km de Maceió e assegura os que lá embarcam um passeio de agradável beleza paisagística e recheado de histórias.

Entre braços do rio São Francisco, a vegetação fluvial, os povoados, as plantações dos perímetros irrigados garantem horas de lazer com a máxima de deixar o tempo sem ter pressa.

https://infonet.com.br/blogs/ilhota-rio-belo-se-pelas-historias-do-imperador/

https://infonet.com.br/blogs/prive-rio-belo-se-ecologicamente-atrativo/

Ilhas fluviais de Aracaju

O banho de entre manguezais e águas quentinhasUm roteiro que tem agradado aos que visitam a capital sergipana, e que pode ser chamado de genuinamente aracajuano por abarcar os rios Poxim, Sergipe e vaza-Barris são os passeios realizados às margens da capital, Aracaju, e na Zona de Expansão, com embarque na paradisíaca orla Pôr do Sol. A Crôa do Gore, a Ilha dos Namorados e o Viral comandam o passeio de um turno por braços de mangues no rio Vaza-Barris.

Sup é uma das diversões no Vaza-Barris

Na Crôa do Gore, nome dado por conta de um pequeno caranguejo que habita a região, a maré comanda o passeio e os turistas podem desfrutas de um bar flutuante dentro no leito do rio. Redes para relaxamento, práticas de esportes náuticos e sup dão o tom da aventura na região.

Na Crôa do Viral o banco de areia clara e de água verde-escura atrai cada vez mais adeptos do binômio “sol e água fresca”.A dica é relaxar em um dos sombreiros confeccionados com palha rústica e se banhar nas águas salobras, em meio aos manguezais. O barulho que se ouve é somente da natureza.

Já na capital, uma embarcação, tipo catamarã, leva turistas a terem uma vista panorâmica da capital Aracaju, dentro da denominada Rota dos Manguezais. O traçado da cidade e o pôr do sol são coadjuvantes.

https://infonet.com.br/blogs/turismo-ilhas-fluviais-sao-atracoes-em-sergipe/

https://infonet.com.br/blogs/aracaju-se-vista-do-rio-sergipe/

Cachoeira de Macambira

Cachoeira de São Francisco ou, simplesmente, de Macambira, é uma das principais do estado

Não se sabe ao certo qual o tamanho do paredão que forma a cachoeira de Macambira. Alguns falam de 120m, outros 156m. O que se sabe é que a queda d´água é formado pela corredeira do rio Salgado, afluente do Vaza-Barris, e está entre as mais belas de Sergipe. Tudo isso a poucos 80km de Aracaju (SE), com acesso pela BR 235 e segundo em direção a Macambira.

A cachoeira foi denominada de São Francisco, mas popularmente ficou conhecida como Macambira. Ela fica em propriedade particular, e tem acesso irrestrito para o público. O local ainda não recebeu um projeto turístico ou sustentável. Apenas uma estrutura de madeira e palha conforta os que lá chegam. A falta de estrutura é compensada ao primeiro olhar do balneário e, com toda certeza, ao contato com a bela paisagem.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=178718&titulo=silviooliveira

Poço das Moças (SE): Parque Nacional Serra de Itabaiana

Uma das paradas na Serra de Itabaiana

Em temporada de chuva, a cachoeiras começam a “sangrar” disponibilizando aos que lá procuram um show da natureza. Cachoeiras, corredeiras entre paredões e riachos são algumas das atrações do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, localizado no município de Areia Branca, a poucos 36km de Aracaju. Um dos locais mais visitados do parque é o Poço das Moças, um poção de águas escuras propício ao banho, em meio a uma grande corredeira.

Uma estrada de piçarra conduz o visitante até o Poço das Moças. Localizado no lado leste da Serra de Itabaiana, sem dúvidas, o poço é um dos locais mais procurado para o relaxamento e contato com a natureza do Parque.

Como o Poço das Moças é a primeira parada para o banho de quem adentra o parque pelo portão principal, muitos visitantes escolhem passar o dia se banhando nas suas águas sem fazer caminhada ou outro tipo de ecoesporte. A dica do Tô no Mundo é visita-lo em grupo.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=175280&titulo=silviooliveira

Cachoeira do Roncador e Lagoa Redonda

Cachoeira do Roncador na Reserva Biológica de Santa Izabel

Quem pensa que Pirambu é apenas uma praia do litoral Norte de Sergipe está completamente enganado. Na região do povoado Lagoa Redonda, a paisagem revela uma praia de Pirambu pouco explorada turisticamente, mas de encher os olhos, com sequências de dunas e muito banho de cachoeira, rios e lagoas.

Distante pouco mais de 50km de Aracaju, a Cachoeira do Roncador está situada no povoado Lagoa Redonda, na Reserva Biológica de Santa Izabel. Conhecer a cachoeira do Roncador requer pouco mais de meia hora de caminhada e aptidão física, mas o esforço é compensado com tamanha beleza da região. A região está na denominada Costa dos Manguezais de Sergipe, que abrange também a Ponta dos Mangues e o Pantanal de Pacatuba.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=90755&titulo=silviooliveira

Lagoa dos Tambaquis e dunas do Abais

Banho em meio a tambaquis gigantes numa paradisíca lagoa

Você já imaginou dar comida a peixes enquanto um cardume de outros menores o circula? Na Lagoa Azul, também denominada de Lagoa dos Tambaquis, é possível. O balneário localizado no litoral Sul de Sergipe, no município de Estância, a cerca de 32 km de Aracaju, atrai cada vez mais visitantes em busca de lazer e do contato com a natureza.

A infraestrutura se profissionalizou, dispondo de uma série de bares com sombreiros ao longo da lagoa e há boas opções drinks e petiscos servidos ali mesmo, no leito da lagoa, configurando-se num verdadeiro SPA natural. Banhar-se nas águas claras é um convite ao relaxamento em contato com a natureza, mais a frente, as dunas da praia do Abais é o destaque para os aventureiros que curtem passeios de bugre.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=177518&titulo=silviooliveira

Trilha na Serra de Itabaiana

Trilha da Via Sacra, da Piçarra, do Caldeirão, dos Carros e do Paredão são alguns dos vários caminhos para percorrer um dos roteiros de turismo de aventura mais apreciado em Sergipe: o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, situado no município de Itabaiana, a 36km de Aracaju.

O parque fica nas imediações da BR 235. Há uma porteira de acesso margeando a rodovia e um guarda do Ibama lhe dará as boas-vindas, porém, existem outras dezenas de acesso. São trilhas, poços, cachoeiras propícias ao banho, paredões com possibilidade de escaladas e esportes radicais.

http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=91059&titulo=silviooliveira

Foz do São Francisco

À primeira vista de quem se depara com a magnitude do rio é entrar em contato com personagens seculares do dia a dia da população ribeirinha: as lavadeiras à beira-rio, que, diariamente, enchem de cor às margens do rio.

O município de Brejo Grande (SE), distante 137km de Aracaju, é o ponto de partida para embarcar em um dos passeios mais significativos de Sergipe: conhecer, contemplar e aproveitar a foz do São Francisco.

Pôr do Sol em Saramém

A parada para o banho, o surfe nas dunas e a compra de artesanato em barraquinhas móveis incrustadas num banco de areia são inerentes a programação do passeio.  O rio mostra sua magnitude ao possibilitar, ao longe, o antigo farol do Cabeço, símbolo de resistência da região. Em alguns passeios o farol não é mais visto por conta do avanço das águas do oceano, que cada vez mais transforma parte do leito do rio de água doce em água salgado do mar. O farol fica dentro da água e possui apenas uma ponta descoberta.

Foz do São Francisco com praias fluviais paradisíacas

As praias fluviais e dunas, além de restingas de mangue, também são atrações da localidade, como as do povoado Terra Vermelha e Saramém, além de Ponta dos Mangues.

https://infonet.com.br/blogs/brejo-grande-se-potencial-turistico-ainda-preservado/

Fotos: Silvio Oliveira

Curta nossas redes sociais:

Insta      Facebook Silvio Oliveira       Tô no Mundo

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais