TRE derruba acusação de suspeição

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, por maioria de votos, rejeitou na tarde e suspeição em relação ao presidente da Corte, Desembargador José dos Anjos, impetrado pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chaga, referente ao processo de cassação da chapa deste. O governador alegou que o filho do Presidente, Alfredo José Machado de quinta-feira, o pedido de arguição de impedimento dos Anjos, integra o escritório Seixas, Levita, Soares, Kraft Borba Advogados que defende os interesses da coligação investigante em uma das ações de investigação judicial eleitoral contra o governador. O relator da Arguição de Impedimento, des. Diogenes Barreto, afirmou que o advogado Alfredo José Machado dos Anjos, filho do Presidente do TRE-SE, realmente integra o quadro de profissionais atuantes na sociedade, mas não participou dos processos das Ações de Investigação Judicial Eleitoral indicadas, visto que não consta seu nome na procuração nem existe qualquer outro indício de que tenha havido interferência de Alfredo no trâmite processual. O relator confirmou que não houve nos autos elementos que comprometam a imparcialidade da autoridade e votou pelo conhecimento e rejeição da referida arguição. Finalizou afirmando que se mantenham incólumes as decisões proferidas nas duas ações de investigação judicial eleitoral. Ficou mantido, então, o julgamento dos embargos para o próximo dia 15. Aliás, e bem a propósito, o TRE causou um estrago na vida política da deputada Diná Almeida: cassou-lhe o mandato e deixou seu marido, Diógenes Almeida, prefeito de Tobias Barreto, fora do páreo eleitoral por 8 anos. Mas, é bom lembrar que, para ambas as decisões cabe recurso ao TSE.

O belo simpósio sobre a Constituição

A solenidade de encerramento do Simpósio Constituição de Sergipe, no final da tarde de 5ª feira, coroou o êxito que foi o Simpósio, desde o primeiro momento, na terça-feira passada. A solenidade de encerramento praticamente começou com a Conferência de encerramento, pronunciada pelo ex-deputado e ex-Conselheiro do Tribunal de Contas, Sr. Reinaldo Moura. Ela corroborou a expectativa: foi uma fala fácil e até divertida e, ao seu final, contando muitos “causos “ ocorridos durante a tramitação da nova Constituição há 30 anos atrás. Contou como os debates aproximou figuras tão diferentes como o deputado general Djenal Queiroz e o deputado Chico Passos. Foi muito aplaudido e até apoiado pelo deputado José Carlos Machado, também constitucionalista, que contou muitos outros casos. Um interessante: ele pronunciava-se na tribuna e notou que o deputado Djenal Queiroz estava disperso como não lhe prestasse atenção. Ao descer do púlpito, cumprimentou-o e perguntou-lhe se não tinha gostado do discurso. “Claro que não” teria respondido o general Djenal. Aliás, ao longo da sessão, Djenal foi o deputado mais lembrado pela sua atuação na formatação da Constituição. Mesmo fora do programa o ex-deputado José Carlos Machado também discursou na mesma trajetória de Reinaldo Moura, contando fatos curiosos ocorridos nos bastidores. Ao dar por encerrada a programação, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, agradeceu a todos os servidores que, direta ou indiretamente, colaboraram com o Simpósio.

Simpósio bem organizado

A propósito, podem parabenizar o deputado Luciano Bispo, presidente da Assembleia, pelo êxito do Simpósio. Há muito tempo não se via por aqui um encontro de estudos tão bem organizado quanto este realizado até ontem. Durante o evento, o deputado Luciano Bispo anunciou mais uma conquista, o sinal aberto para a TV-Alese.

Visita oficial do Governador

O começo da próxima semana será movimentado para os rotarianos de Aracaju. É que estará na Capital, para uma visita oficial, o Governador do Distrito 4391. Entre as 11h e 12h30 de segunda-feira participa da reunião do Conselho Diretor do Rotary Club de Aracaju-Norte e depois integra-se aos rotarianos no almoço semanal daquele clube. Esta é a primeira visita oficial do Governador do novo Distrito 4391 que reúne os Estados de Sergipe e Alagoas e norte da Bahia. O governador do Distrito rotárico visitará os demais clubes da Capital no correr da semana.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais