Criada Frente em Defesa do Transporte Público

O reajuste de 7,6% no valor da tarifa do transporte público de Aracaju deixou indignada boa parte dos usuários do serviço na capital sergipana. E nesta terça-feira, 9, as queixas da população ganham forma através da Frente de Luta em Defesa do Transporte Público, lançada hoje no auditório do colégio Dom Luciano.

O movimento conta com a participação de integrantes dos grupos Mexa-se, de Nossa Senhora do Socorro, Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), partidos políticos, entidades estudantis e outras organizações. Quem falou um pouco sobre a Frente foi Raul Sena, do Movimento dos Sem Terra (MST).

“Queremos mostrar que a população aracajuana não aceita essa seqüência de aumentos anuais no preço da passagem sem justificativa, pois temos uma renovação de frota feita pela prefeitura, um serviço de péssima qualidade e uma tarifa cara se comparada a outras capitais”, diz. Aracaju tem a segunda passagem de transporte coletivo mais cara do Nordeste.

Raul Sena, do MST, compõe a Frente em Defesa do Transporte Público
Movimento tardio?

Sena ainda põe em xeque as motivações do reajuste, pois as mesmas não são claramente divulgadas aos usuários. Questionado se o movimento não está sendo formado tardiamente, o rapaz diz que os movimentos já vinham se articulando desde o início de janeiro, mas a concretização do aumento na tarifa veio a acelerar o processo.

Na semana passada, uma mobilização no Centro marcou o início dos protestos. Já nesta quarta-feira, 10, a Frente estará em três terminais de integração da capital (DIA, Centro e Zona Sul) para colher assinaturas pedindo melhoria do serviço e divulgação das planilhas de custo. Na quinta, 11, haverá uma passeata saindo do calçadão da avenida João Pessoa em destino ao terminal da Rodoviária Velha.

Por Glauco Vinícius

  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais