Estudantes de Agronomia fazem manifestação em Aracaju

Marcha de estudantes de agronomia
Cerca de 300 estudantes que participam do 50º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (Conea) fizeram uma marcha na tarde desta sexta-feira, 10, seguindo da praça da Bandeira até a praça Fausto Cardoso. Eles pretendem mostrar à sociedade algumas das deliberações do congresso, dentre elas o pedido de mais verbas para educação no país e da não transposição das águas do rio São Francisco.

 

“Todos os anos, no Conea, fazemos uma manifestação para externar o debate que estamos fazendo”, explica o estudante de agronomia Daniel Peter. A também estudante Tânia Mara complementa dizendo que eles pretendem mostrar à sociedade que o movimento estudantil tem se preocupado com questões relativas à educação, mas também as de fora das universidades.

 

Daniel Peter e Tânia Mara
Dentre as pautas apoiadas pelo grupo estão a ampliação de vagas das universidades, com ampliação de investimentos; contra a privatização da educação e por políticas que garantam o acesso e a permanência dos estudantes. A transposição do Rio São Francisco também é um ponto discutido pelos estudantes representados pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab).

 

“Acreditamos que a transposição é uma ameaça à soberania nacional, que vai impactar a vida de populações indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas”, diz Tânia Mara. Ela ainda destaca que houve um descaso do poder público para com as mobilizações populares contra a transposição.

 

Belén Matheu, Alvaro Abraham e Jesica Herrera da Faea / Fotos: Gabriela Amorim
A marcha e o Conea contaram ainda com a participação de estudantes argentinos da Federación Argentina de Estudiantes de Agronomia (Faea). Jesica Herrera diz acreditar que a construção dessas demandas se faz entre todos. “É preciso promover a união entre a América Latina”, declara. Já Álvaro Abraham diz esperar que a marcha sensibilize a sociedade para essas demandas.

 

Ao chegarem na praça Fausto Cardoso, os estudantes fizeram uma encenação sobre educação.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais