Governo Federal emite ordem de serviço para o Canal de Xingó

A ordem de serviço refere-se à elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km do Canal de Xingó, correspondentes ao Lote I da Fase I (Foto: Codevasf)

O Governo Federal autorizou o início da elaboração do projeto executivo do primeiro trecho do Canal de Xingó. Nessa sexta-feira (23), foi assinada a ordem de serviço para o início do projeto executivo do Lote I da Fase I do empreendimento. A solenidade teve a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho. O investimento é de R$ 5,9 milhões. Também estiveram presentes parlamentares da bancada federal de Sergipe.

A ordem de serviço refere-se à elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km do Canal de Xingó, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes (Lotes I e II) e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo (SE) — essa fase permitirá usos múltiplos da água nos municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, no estado da Bahia, e Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe.

Na solenidade, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ressaltou o compromisso do governo federal com Sergipe e com a região Nordeste. “O governo quer enfrentar os problemas da região com obras estruturantes, que promovam segurança hídrica. São ações que nos permitem sonhar com dias melhores, pois o desenvolvimento só ocorre em plenitude com acesso a água de qualidade. Este projeto executivo é o primeiro passo para tornar real o Canal de Xingó”, afirmou.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, destacou a importância do empreendimento para o estado e afirmou que o objetivo da companhia é licitar a execução da etapa inicial da obra ainda este ano. “A previsão é de que o projeto seja concluído em seis meses, então a partir de outubro já poderemos licitar a execução da obra. Esperamos retornar a Sergipe nesse período para anunciarmos essa ação e trazer esperança para os sergipanos”, declarou.

Marcos Alves Filho, superintendente regional da Codevasf em Sergipe, acrescentou que o Canal de Xingó vai provocar um impacto positivo que deve permanecer durante várias gerações. “O sentimento é de muita felicidade por saber que a população sergipana vai ser finalmente beneficiada por essa obra. É uma ação que não apenas mata a sede do ribeirinho, mas traz dignidade para as pessoas”, disse o superintendente regional.

O projeto Canal de Xingó terá extensão total de aproximadamente 300 km e será dividido em quatro fases. As fases II a IV alcançarão os municípios de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Para abastecimento humano, haverá oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe, com benefício direto e indireto, na Bahia e em Sergipe, a cerca de três milhões de pessoas.

Além de ampliar a oferta de água para consumo humano, o canal promoverá desenvolvimento econômico associado a atividades produtivas em ramos como agricultura, agroindústria e pecuária (com rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos). O canal deverá beneficiar, por exemplo, os projetos de irrigação Santa Brígida / Paulo Afonso, Manoel Dionísio, Califórnia e Jacaré-Curituba, além de dezenas de projetos de assentamento situados em sua área de influência.

A solenidade foi realizada na sede da Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju. Estiveram presentes a senadora Maria do Carmo e os deputados federais Bosco Costa, Fábio Henrique, Fábio Mitidieri, Fábio Reis, Gustinho Ribeiro, Laércio Oliveira e Valdevan Noventa. Após a solenidade, a comitiva prosseguiu a agenda com visita a obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Aracaju, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Codevasf

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais