Reitor anuncia demissão de 200 funcionários

Aconteceu o que tanto se temia. O reitor da Universidade Federal de Sergipe, José Fernandes de Lima, reuniu a Imprensa, na tarde dessa quarta-feira, para anunciar a demissão de 200 funcionários do Hospital Universitário. Ou seja, 50% do pessoal que lá trabalha. Um efetivo considerável a ser demitido por força de processo administrativo condenando a forma de contratação desse pessoal, que foi aberto pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Ministério Público, aos quais não cabem mais nenhum recurso. O processo do TCU, motivo inicial de todo o conflito, continua em tramitação. Em verdade, esses funcionários não são contratados nem pela Universidade nem pelo Hospital, mas pela Fapese – Fundação de Pesquisa e Ensino de Sergipe – uma espécie de cooperativa que contrata o pessoal e o põe à disposição do Hospital. A UFS faz o pagamento diretamente à entidade. Esse é o grande motivo dos processos, pois ou se chama aqueles que fizeram concurso público e passaram, ou não se admite nenhum outro subterfúgio. Como essas demissões vão causar enormes problemas, o reitor José Fernandes de Lima tentou diversas soluções para o problema, mas os esforços foram em vão.
PREJUÍZO – A demissão vai atingir principalmente os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. O Hospital Universitário, como se sabe, serve de treinamento para os estudantes destes três cursos. Reduzindo o número de servidores, o atendimento do Hospital vai cair pela metade e, por conseguinte, os três cursos serão afetados. Acredita-se que os serviços de Odontologia, laboratoriais e raios X deverão praticamente ficar paralisados diante da nova situação. O reitor da UFS revelou que vai entrar em contato com os Ministérios da Educação e da Saúde para tentar uma solução para o problema. A redução do pessoal do Hospital Universitário trará, como conseqüência imediata, uma redução no atendimento de diversas pessoas carentes.
ESTUDANTES – Ainda nessa quinta-feira, às 14 horas, no auditório da Didática V, os estudantes dos cursos da Saúde, juntamente com professores e funcionários, estarão realizando uma assembléia geral para discutir a situação do HU. Na próxima quarta-feira, dia 12, haverá nova assembléia, objetivando montar uma comissão de acompanhamento do problema. “O fato pior é que o reitor não agiu com sinceridade no que tange aos prazos. Ele quebrou nossa mobilização prometendo que teríamos o prazo de um ano. Na verdade, ele estabeleceu um prazo acreditando na morosidade do sistema, e não em fatos reais”, afirma Danilo Lima, do Núcleo de Apoio ao Centro Acadêmico de Medicina.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais