Entre a pele e a palavra: encontro literário

0
Durante os encontros, serão lidos, experimentados e discutidos poemas e textos de escritoras negras do Brasil e de outros países (Foto: reprodução/divulgação)

A vivência “Entre a pele e a palavra” tem como proposta o encontro com a poética (poesia e prosa de ficção) de autoras negras. A vivência será composta por quatro momentos: Poesia, Conto, Slam e Romance/Autobiografia. Cada encontro trará à roda autoras dentro e fora do “mercado literário”. Em cada etapa, o tema será abordado de duas formas: breve panorama e leitura mais debate ou recitação dos textos. O objetivo, para além de fomentar os espaços em que mulheres negras artistas da palavra possam ser lidas e ouvidas, é criar uma relação afetiva, tornando mais íntimo o olhar de cada pessoa para as autoras convidadas.

Durante os encontros, serão lidos, experimentados e discutidos poemas e textos de escritoras negras do Brasil e de outros países. Neste primeiro encontro, o foco será a poesia. Vamos visitar os versos de cinco poetas (quatro delas anciãs da palavra, uma forma de reverência e quase um pedido de “licença” às que vieram antes). Será uma imersão na fonte intensa, lírica e pulsante dos poemas de cada autora. Uma oportunidade para conversarmos com os versos de cada uma delas e experimentarmos como a vivência dessas mulheres ao longo de sua trajetória no mundo influenciam seus registros narrativos e poéticos. Registros que pinçam temas dolorosos como o racismo, o machismo, a guerra, a fome, o feminicídio, o estupro. Mas que também contemplam o arco de beleza que produz encantamento como o renascimento, os afetos, as epifanias provocadas pela Natureza e sobretudo o amor. É o encontro com a palavra escrita, palavra puxada do fio a tecer a pele de cada autora, formando um tecido entre quem escreve e quem lê.

O encontro será mediado pela escritora Taylane Cruz, e acontece dia 03 de maio, às 18h30, na Casa 10, Rua Ângela Maria Santana Ribeiro, Inácio Barbosa. O valor de inscrição é simbólico: R$10,00 (dez reais).

OBS: O valor arrecadado será utilizado para pagar o espaço onde acontecerá o encontro.

Sobre a mediadora:

Taylane Cruz é escritora com dois livros de contos publicados (Aula de dança e outros contos, 2015, Infographics, SE; A pele das coisas, 2018, Editora Multifoco, RJ). É também jornalista graduada pela Universidade Federal de Sergipe, assessora de comunicação da Mostra de Cinema Negro de Sergipe – Egbé e do Festival Sergipe de Audiovisual – Sercine.

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais