“Eu sou a favor do folclore”

O historiador Luis Antônio Barreto (Fotos: Portal Infonet)

O Dia do Folclore, 22, conta com uma extensa programação no município de Laranjeiras. Desde a semana passada que a cidade, capital da cultura popular apresenta vasta programação sobre o tema.

Na manhã desta segunda-feira, o jornalista, historiador, diretor do Instituto Tobias Barreto, ex-secretário de Estado da Cultura e colunista do Portal Infonet, Luis Antônio Barreto, foi um dos convidados para debater sobre ‘Folclore, Tradição e Modernidade’, durante a apresentação, o historiador saiu em defesa da tradição e se manifestou contrario a contratação de shows da mídia durante manifestações populares.

“O que vemos de uns anos para cá é o uso abusivo dos shows de artistas que da mídia que disputam o espaço com os grupos folclóricos. Não estou dizendo aqui que sou contra a televisão, mas esses artistas que muitas vezes fazem shows nas cidades do interior cobram cachês caros e precisam de um palco grande com uma despesa grande, enquanto que os grupos folclóricos estão nas cidades e não têm o mesmo espaço”, observa o historiador que fala da importância de manter a tradição.

Luis Antônio foi enfático ao defender o folclore

“O grupo folclórico é um momento de gloria da comunidade e no lugar deles encontramos shows de artistas, muitas vezes de uma música só que quando passa o show, acaba a carreira. Já os grupos folclóricos continuam vivos e ativos durante muitos anos”, salienta o historiador.

Luis Antônio Barreto ressalta o papel que Laranjeiras mantém no resgate a tradição cultural e menciona que a cidade vem catalogando desde 1976 grupos folclóricos. A exemplo do Reisado, Lambe-sujo, Caboclinho, Cacumbi, Guerreiro, Batalhão, Samba de Coco, São Gonçalo, Samba de Pareia, Taieira e Chegança. “A Taieira é um dos grupos mais antigos de Laranjeiras”, cita.

Nova geração

Crianças desfilaram pelas ruas de Laranjeiras

Para manter a tradição viva entre os pequenos, uma escola particular resolveu sair pelas ruas da cidade esbanjando o colorido da tradição. 200 crianças da educação infantil ao 5º ano mostraram disposição durante o trajeto. “É importante que desde pequenas essas crianças possam vivenciar a sua tradição e cultura”, reforça a diretora Suely Alves Nascimento.

Turismo

O Dia do Folclore também atraiu turistas de todas as partes do país. A professora Ivone Bacilieri e o esposo Luiz Bacilieri, de São Paulo,  estavam encantados com a cidade e aproveitaram as férias para conhecer sobre a tradição cultural. “É importante conhecer um pouco do passado e da nossa cultura. Antigamente o Dia do Folclore era comemorado nas escolas, hoje o que as crianças comemoraram é o dia 31 de outubro, o halloween, uma festa da cultura americana”, frisa.

O casal de turistas de São Paulo ficaram encantados com a cultura local

Incentivo

O secretário de cultura, Irineu Silva Fontes Júnior, destaca o trabalho da prefeitura em incentivar os grupos folclóricos e a cultura local. Irineu cita o Edital Mestre dos Mestres como um dos incentivos. O edital foi instituído pela Lei Municipal nº. 909, de 29 de Outubro de 2009, visando reconhecer e premiar a atuação dos mestres, grupos e comunidades que envolvam as manifestações da cultura popular de Laranjeiras.

São selecionados até quatro mestres e até dois grupos que receberão premiações a título de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e com a finalidade de manutenção de suas atividades culturais. Cada mestre recebe vitaliciamente um valor mensal e os grupos receberão uma outra quantia, por ano, durante dois anos.

Centro de artesanato

Comerciantes comemoram o sucesso da renda irlandesa

Com a chegada dos turistas, a economia local aquece com a venda da renda irlandesa, cerâmicas, pinturas em tecidos, camisetas personalizadas com a arquitetura da cidade, além de patchwork, ponto cruz, crochê, madeira, sandálias customizadas, entre outros trabalhos. “A renda irlandesa é uma das peças mais procuradas hoje, principalmente por causa da novela, mas todos os produtos são bastante procurados”, comemora a comerciante Edinalva Batista dos Santos.

Confira alguns dos trabalhos através da galeria de fotos.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais