Terreiro Filhos de Obá tem programação no mês dedicado a Obalúwàié

Decoração da festa no barracão (Foto: Divulgação)

O mês de agosto é voltado para a celebração de Obaluaê, orixá patrono do Terreiro Filhos de Obá (Laranjeiras – SE), reconhecido como o primeiro terreiro de Candomblé do estado de Sergipe e patrimônio histórico estadual desde 1988. Considerado o orixá da cura, a casa pensou uma programação que inclui três festas celebrando o orixá e um dia voltado para a realização da 2ª edição da Feira de Saúde.

A programação inicia no dia 16 de agosto, às 18h, como a Ceia dos Cachorros, no dia 17 de agosto, às 13h, acontece a 2ª Feira de Saúde. Já no dia 24 de agosto, às 20h celebra-se o Tabuleiro de Obalúwàié e no dia 31 de agosto, também às 20h, acontece o Olubajé. Todas as festas e atividades acontecem no Terreiro Filhos de Obá, localizado na Avenida Jackson de Figueiredo, s/n, Cento, Laranjeiras – SE.

Brenno, Kayoosi do Filhos de Obá, reforça que as celebrações ao orixá são uma forma de louva e agradecer a Obaluaê/Omolu. “O mês de agosto no Axé é o mês no qual festejamos a energia da cura, da esperança de dias melhores. São três festas, em cada festa uma cultura diferente adorando o mesmo Deus, assim como os filhos, as pessoas saem do templo com energia renovada! Acredito que quem visita as festas de agosto, saem carregados de Axé e essa é a intenção”, afirmou.

Assim como o terreiro tem o compromisso com as celebrações religiosas, a Sociedade de Culto Afro-brasileiro Filh os de Obá (SCAFO) realiza concomitantemente ações voltadas para a sociedade civil, como uma forma de estar inserida na comunidade e efetivamente fazer seu papel social. Uma dessas ações é a Feira de Saúde que, de acordo com a presidente da SCAFO, Dofonnu de Òsún Edilma, é uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre o cuidado com a sua saúde e a de seus familiares.

“No âmbito dos terreiros de candomblé, compreender as doenças, seus diagnósticos e possíveis práticas terapêuticas supõe uma abordagem que dê voz aos adeptos e a comunidade. Nesse sentido, a SCAFO leva à comunidade a conscientização da importância de cuidar do corpo através da medicina e saberes tradicionais do candomblé”, disse Edilma.

A Feira de Saúde vai contar com rodas de conversa e atividades prática em sua programação, que inicia às 13h e finaliza às 16h40min com música ao vivo. Serão palestras sobre saúde bucal e avaliação bucal; palestra sobre saúde mental; a relação entre a saúde e o meio ambiente e a prática de atividade física na natureza com a Trilha dos Orixás. Todas as atividades da Feira de Saúde e das celebrações religiosas são gratuitas e abertas a comunidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais