Promoções: economista recomenda cautela na hora de consumir

Antes de cair em tentação, consumidores devem ter cautela ao consumir (Foto: Pixabay)

O fechamento do comércio de rua e dos shoppings centers, serviços não essenciais –  em cumprimento aos decretos estaduais que definiram medidas emergenciais para o enfrentamento ao Covid-19 –  têm fomentando outro comércio que é o virtual. As lojas online estão investindo na divulgação maciça dos seus produtos oferendo promoções que chegam a mais de 70% de desconto.

Bons produtos, frete grátis e preços muito convidativo são de encher os olhos, e muita gente têm aproveitado as promoções para comprar. Mas, os economistas lembram que o momento é de cautela e que a regra de consumo é a mesma: optar pelo consumo consciente, ou seja,  dentro da capacidade de pagamento e de coisas que realmente serão utilizadas.

Economista, Ariane Cedraz, orienta que as pessoas consumam de forma consciente nesse momento de pandemia (Foto: Arquivo pessoal)

As empresas estão utilizando estratégias de marketing muito fortes, e segundo a economista Ariane Cedraz, antes de qualquer compra, o consumidor precisa entender o que está incentivando a compra, se é uma necessidade ou apenas um simples desejo ao se deparar com a promoção.

“Provavelmente você já pode ter se deparado com algumas promoções tentadoras e é normal sentir a vontade de aproveitar a oportunidade, mas é importante não agir por impulso, ainda mais em tempos de incertezas, é preciso ter cautela”, diz a economista que recomenda aos consumidores antes de consumir avaliar a sua situação pessoal.

“Algumas pessoas não tem uma segurança de renda, ou seja, a pessoa pode vir a ficar sem renda ou ter a mesma reduzida significativamente, nesse caso é preciso deixar os desejos para realizar em um  outro momento, por mais tentadora que seja a promoção. Outras têm a certeza que seus empregos estarão mantidos, como é o caso dos funcionários públicos, mas independente da situação é importante não agir por impulso,  e fazer uma boa análise da própria situação e quais são os impactos futuros da crise na economia familiar e a real necessidade do produto ou serviço”, aponta.

A economista lembra que não é preciso parar de consumir, mas o momento exige reflexão e um consumo consciente. “ É importante saber o que irá consumir e o que é importante para o momento, pois o consumo feito no momento não irá saciar a sua vontade de consumir no futuro, por isso,  é muito importante saber escolher o que pode ser deixado para consumir depois. E se você tem uma folga no seu orçamento nesse momento, aproveite para investir ao invés de consumir por consumir”, orienta Ariane.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais