Reajuste das aposentadorias ainda em debate

O Presidente Lula está decidido a vetar todos os projetos em tramitação na Câmara relacionados a reajuste de aposentadorias caso sejam aprovados sem negociação. O pior desgaste, neste momento, seria sancionar projetos que podem descontrolar as contas da Previdência Social e pôr em risco a estabilidade econômica.

Tramitam hoje na Câmara três projetos que representam aumento de gastos com as aposentadorias. As contas sobre o impacto total desses projetos variam de R$ 6 bilhões a mais de R$ 100 bilhões, se todos forem aprovados. Dois estão mais próximos de serem votados: o que concede às aposentadorias acima de um salário mínimo o mesmo reajuste do piso salarial e o que acaba com o Fator Previdenciário, criado para reduzir o valor dos benefícios de quem se aposenta mais cedo.

O governo propõe reajustar os benefícios acima do mínima pela inflação, mais a variação da metade do PIB de dois anos antes, o que daria um aumento em 2010 de 6,5%. Em relação ao fator previdenciário o governo, nas negociações com as centrais sindicais, acenou com a possibilidade de criar uma alternativo ao mesmo mecanismo que seria mantido.

A nova opção foi batizada de fator 85/95 – o trabalhador cuja soma de idade e tempo de contribuição alcançar 85/95 (mulheres/homens) no momento da aposentadoria ficará livre da redução do benefício.  A aposentadoria  será igual à média das 80% maiores contribuições à Previdência desde 1994.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais