Retrospectiva 2021: relembre os destaques do esporte sergipano no ano

Atletas sergipanos se destacaram nas mais diversas modalidades em 2021. (Foto: Portal Infonet)

Após um ano de calendário irregular em todas as modalidades por conta da pandemia da Covid-19, o ano 2021 contou com a normalização das atividades esportivas no mundo todo. Seja no futebol, nas artes maciais ou nas Olimpíadas em Tóquio, as disputas ocorreram com destaques para diversos representantes sergipanos.

Futebol

Sergipe conquistou o Campeonato Sergipano diante do Lagarto na final. (Foto: Emanuel Rocha/FSF)

O ano no futebol começou de forma atípica, com a disputa da reta final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2020, em que o Confiança livrou-se do rebaixamento já nas últimas rodadas da competição. Apesar disso, o Dragão não fez uma boa temporada em 2021. Eliminado do estadual, Nordestão e Copa do Brasil, sofreu também na reta final da Série B deste ano com o rebaixamento para a Série C na 19° colocação e perdeu vaga na disputa da Copa do Nordeste do próximo ano. O futebol sergipano ainda teve o Santos Dumont como representante no Campeonato Brasileiro Série A2 Feminino. O time sofreu cinco derrotas em cinco jogos e ficou na lanterna do Grupo C.

Já o rival Sergipe, conquistou após três anos o Campeonato Sergipano e encerrou um jejum de mais de dez jogos sem vencer o Confiança na semifinal da competição. A conquista do campeonato ocorreu diante do Lagarto após os resultados por 3 a 1 para o time colorado e 1 a 0 para a equipe esmeraldina. O clube rubro não teve a mesma sorte na Série D. Apesar de passar da primeira fase junto ao Itabaiana, as duas equipes sergipanas foram eliminadas na segunda fase do certame.

Já no mês de dezembro, na disputa da Série A2 do Campeonato Sergipano, o Falcon levou a melhor contra o América de Propriá na final. Ambos os clubes garantiram vaga na disputa da primeira divisão estadual em 2022. Encerrando o ano futebolístico, o Estanciano foi o campeão do Campeonato Sergipano Feminino ao vencer o Rosário Central por 1 a 0.

Futsal

No futsal, o Itaporanga foi o principal destaque sergipano neste ano. A equipe representou Sergipe durante a Copa do Brasil de Futsal (que também teve a participação do Lagarto) e caiu nas quartas de final para o Ceará. Já na Taça Brasil de Futsal, o Azulão venceu dois jogos e perdeu outros dois, não conseguindo a classificação. O time também caiu nas quartas de final da Copa Nordeste de Futsal, mas sagrou-se tetracampeão sergipano da modalidade na prorrogação contra o Agrovila Canindé.

Vôlei de Praia

A dupla Ágatha e Duda encerrou a parceria com título do World Tour Itapema. (Foto: Instagram/Ágatha e Duda)

2021 ficou marcado no vôlei de praia pelo fim da parceria da dupla formada pela sergipana Duda Lisboa com a a paranaense Ágatha Rippel. Elas começaram o ano conquistando ouro no circuito brasileiro disputado em Saquarema e voltaram a vencer na 8° etapa do circuito, no mês de março.

A dupla ainda conquistou ouro no Circuito Mundial em Cancún no mês de abril e representou o Brasil durante as Olimpíadas de Tóquio, mas foram eliminadas nas oitavas de final. Ágatha e Duda ainda encerraram a temporada que pôs fim a parceria no mês de novembro com o título do World Volleyball Tour, em Itapema, ao vencer as brasileiras Taiana e Hegê na final.

Kart

O kart sergipano teve esse ano a disputa de três competições. O Campeonato Sergipano da modalidade ocorreu no mês de junho, antecedendo a disputa da 1° etapa da Copa Nordeste, sediada em Aracaju no mês de julho. Já em novembro, houve a disputa da Copa Sergipe de Kart Indoor com 24 competidores do estado de Sergipe e da Bahia.

Artes maciais

Michael ‘Tigrão’ e Williames ‘Chacal’ foram os representantes sergipanos no Sulamericano de Kickboxing. (Foto: Arquivo pessoal)

O ano também teve a participação de lutadores sergipanos nas disputas de artes maciais. Na Tailândia, Noelisson Silva, venceu duas lutas de Muay Thai e perdeu uma contra adversários locais na categoria 58kg e alcançou a marca de 50 lutas e 38 vitórias.

Já no kickboxing, dois atletas de Sergipe conquistaram títulos em suas categorias. Os lutadores Michael ‘Tigrão’ e Williames ‘Chacal’ chegaram ao pódio nacional ao vencer o Campeonato Brasileiro da modalidade e representaram o Brasil no Sulamericano de Kickboxing. Michael ainda conquistou o título sulamericano na categoria low kicks até 75kg.

Ginástica artística

Entre o final de setembro e início de outubro, Aracaju foi sede do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística que teve a disputa de competições da categoria adulto e infantil e contou com a participação de ginastas que foram medalhistas olímpicos como Arthur Zanetti, Arthur Nory e Rebeca Andrade – a atleta ainda recebeu o Prêmio Brasil Olímpico de melhor ginasta em Aracaju -. No lado masculino, Caio Sousa venceu a competição com destaque nas finais por aparelhos, enquanto Christal Bezerra venceu o ouro feminino.

Paralímpiadas

O paraibano radicado em Sergipe, Ailton Andrade foi o representante do estado na disputa das Paralimpíadas, ocorridas em Tóquio-JAP no mês de agosto. O atleta ficou na 8° colocação na disputa do halterofilismo na categoria até 80 kg.

Strongman

O sergipano Vagner de Aço conquistou pela segunda vez o título de homem mais forte do Brasil ao vencer o campeonato de strongman. (Foto: Instagram/Vagner de Aço)

Neste ano, o estado de Sergipe teve também o atleta que sagrou-se o homem mais forte do Brasil ao vencer o Campeonato Brasileiro de Strongman. O atleta Vagner de Aço, natural de Nossa Senhora do Socorro, venceu no final de novembro pela segunda vez a competição que ocorreu em Peruíbe-SP e que envolve provas e forças e resistência tais como: derrubar pneus, levantar automóveis e também arrastá-los, além do levantamento de pesos.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais