Retrospectiva: veja os principais fatos do futebol sergipano no ano

Sergipe foi o campeão estadual de 2018 (fotos: Portal Infonet)

Oscilação do Confiança na Série C – com final feliz – , Sergipe campeão estadual e eliminado da Série D na segunda fase; Itabaiana vice-campeão e também eliminado da Série D na segunda fase; participação sergipana relâmpago na Copa do Brasil; Copa do Nordeste com punição por pontos e eliminação. O futebol sergipano não mudou muito seu panorama em 2018. Mas até que tudo ficasse mais ou menos no mesmo lugar, muita coisa aconteceu. Confira o que de mais importante o Portal Infonet registrou no futebol sergipano no ano que se encerra.

No futebol de base, o primeiro compromisso do futebol sergipano foi a inédita participação de quatro times do estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas nenhum deles foi longe: Sergipe, Lagarto,
Confiança e Estanciano foram todos eliminados na primeira fase. Já dentro do Estado, o Confiança levou o caneco do estadual sub-16 e ainda foi medalha de bronze em um torneio de base realizado na África.

Os sergipanos também não foram bem em suas participações regionais e nacionais. Na Copa do Nordeste, o Itabaiana foi eliminado na fase preliminar da competição nos pênaltis pelo Náutico . Na fase classificatória, o Confiança chegou a perder seis pontos por causa de uma escalação irregular , mas recorreu e conseguiu retomar a pontuação. Mesmo assim, a campanha dentro de campo não foi suficiente, e o Dragão encerrou sua participação na terceira colocação com cinco pontos. Apesar do mau resultado em 2018, o Confiança se garantiu na Copa do Nordeste de 2019. Em fase preliminar disputada em abril deste ano, o azulino venceu o América-RN em plena Arena das Dunas por 2 a 0 e confirmou presença no regional do ano que vem.

A Copa do Brasil também teve fim precoce para os sergipanos. No novo formato da competição – em que times melhor ranqueados jogam por um empate fora de casa -, o Itabaiana foi eliminado pelo Joinville-SC  e o Confiança foi eliminado pelo Ferroviário-CE – ambos em jogo único.

O título sergipano de 2018, por sua vez, foi do Club Sportivo Sergipe. Mesmo com uma campanha sólida, que incluiu uma vitória e um empate em clássicos com o Confiança, o alvirrubro oscilou no hexagonal e ficou perto de ficar de fora da final. Mas um gol heroico no último minuto do jogo contra o Lagarto  garantiu a presença do Colorado em mais uma decisão. No jogo, dois empates em 0 a 0 com o Itabaiana garantiram ao time alvirrubro o título estadual de 2018. Já pela segunda divisão do estadual, o título ficou com o Guarany de Porto da Folha, que derrotou o Estanciano por 2 a 1 na decisão e subiu para a primeira divisão. Nesta edição do estadual, apenas o campeão garantia o acesso.

No Brasileiro da Série D, Sergipe e Itabaiana ficaram pelo caminho. O Colorado chegou a passar de fase – feito que superou a campanha do ano passado –, mas foi eliminado na fase seguinte pelo Brasiliense-DF. A campanha do Itabaiana foi parecida. Classificado para a segunda fase, o Tricolor acabou eliminado pelo Campinense-PB nos pênaltis.

Confiança amargou má campanha na Série C, mas conseguiu se recuperar e garantiu permanência

No Brasileiro da Série C, o Confiança começou de forma promissora , chegou a liderar a chave, mas perdeu o controle e começou a acumular empates fora e dentro de casa que ativaram a desconfiança da torcida. Até que enfim vieram as derrotas, e os maus resultados acarretaram a demissão do técnico Luizinho Lopes e a volta do bicampeão estadual Betinho . Na sequência, Betinho começou com derrota , mas com uma vitória heroica em Rio Branco-AC , o técnico elevou a moral e a pontuação do time e garantiu a permanência do Dragão na Série C.

Dirigentes e técnicos
2018 também foi um ano intenso dentro dos gabinetes – tanto da federação quanto dos clubes. No meio do ano, Milton Dantas foi reeleito presidente da Federação Sergipana de Futebol. No Sergipe, quem assumiu a cadeira presidencial foi Carlson Silva, único candidato ao cargo. E no Itabaiana, uma acirrada disputa elegeu Alberto Nogueira como presidente do tricolor mais uma vez.

Pouco antes do Campeonato Sergipano de 2019, os clubes começaram a renovar seus elencos – a começar pelos seus comandantes. O Sergipe anunciou Luizinho Vieira como técnico para 2019 , e o Confiança renovou com Betinho para os desafios do ano que vem.

Copa do Mundo

O Portal Infonet também acompanhou os principais momentos da Copa do Mundo 2018: os primeiros passos do Brasil – contra Suíça , Costa Rica e Sérvia – , a classificação nas oitavas contra o México e a melancólica eliminação diante da Bélgica e a consagração da França como grande campeã . Além da tabela completa da competição, o portal acompanhou o torneio com lives no Facebook que contaram com comentários de convidados.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais