Dia dos Direitos da Pessoa com Epilepsia pretende ampliar debate

O projeto da deputada estadual Goretti Reis (PSD) que institui e inclui no calendário de Sergipe o “Dia Estadual de Defesa dos Direitos da pessoa com epilepsia”, a ser  comemorado anualmente no dia 26 de março  foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

A nova lei nº8.405, datada de 12 de abril de 2018, pretende promover a conscientização quanto à incidência de doenças epiléticas no Estado, objetivando diminuir o preconceito, disseminar informações  sobre a doença, além de promover meios para a saúde, através de formação de multiplicadores da informação.

De acordo com texto de justificativa da proposta, estima-se que em Sergipe existem mais de 50 mil epiléticos e quase metade dos portadores da patologia não recebem assistência.

Para Goretti Reis, além dos transtornos intrínsecos da epilepsia, existe a desinformação dos pacientes, familiares, bem como da população em geral, que causa preconceito e estigmatização do portador da doença, aumentando o sofrimento do paciente, explica.

A epilepsia é uma doença neurológica com vários tipos de manifestações, sendo o mais visível pelo leigo à convulsão. A causa pode ser congênita ou traumática, ou seja, qualquer pessoa pode se tornar epilético ao longo da vida.

Fonte: Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais