Governo anuncia privatização da Sergás durante Fórum

Fórum reúne representantes e pesquisadores do gás e petróleo de todo o país (Foto: Portal Infonet)

Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 9, em Aracaju, o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás. O evento que acontece no Teatro Tobias Barreto até o final do dia reúne pessoas de todo país ligadas ao setor. Durante o encontro, o Governador Belivaldo Chagas anunciou algumas medidas na área de petróleo e gás, dentre elas o envio de um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) autorizando a venda da participação do Estado na Sergas, empresa que tem a exclusividade para explorar a prestação de gás canalizado em Sergipe.

Na oportunidade, também foi anunciado a interiorização do gás que será produzido em um navio terminal e transportado em cilindros inicialmente para os municípios de Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana. Para o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, o Fórum marca o início de uma nova fase em Sergipe.

“Tem muito o que fazer e devemos pensar a longo prazo. O evento marca o lançamento de diversas coisas novas para Sergipe, a exemplo do transporte de carga movidos a gás líquido e a chegada de gás em quantidades colossais, isso deve gerar milhares de empregos e atrair novas indústrias. Grandes consumidores de gás certamente vão colocar em seu radar que Sergipe é o lugar ideal para instalação de suas plantas. Por exemplo, cimento, vidro, cerâmica, fertilizantes, qualquer nova indústria nessa área deve pensar como uma opção importante vir para Sergipe”, ressalta José Augusto.

O secretário conta ainda que o Governo têm feito um trabalho voltado para atrair novas empresas para Sergipe. “As coisas já começaram a acontecer. Sergipe está fazendo de tudo para trazer essas empresas mostrando que é um Estado sério, que sabe planejar e pensar com responsabilidade. Estamos muito confiantes”, garante Carvalho.

Termoelétrica

O presidente da Termoelétrica Celse instalada no município da Barra dos Coqueiros informou que desde a semana passada foi iniciada a produção de gás em Sergipe. Por enquanto, a produção está em fase de teste, mas em fevereiro de 2020 a termoelétrica deve entrar em operação comercial.

Presidente da Termoelétrica Celse, Pedro Litsek, acredita que em fevereiro de 2020 a empresa á opere comercialmente (Foto: Portal Infonet)

“O terminal da Celse hoje tem capacidade de regaseificar até 21 milhões de metros cúbicos por dia, mas a Celse consome apenas seis, então existe uma capacidade disponível para que outros interessados possam vir a nós e usar essa infraestrutura que existe para consumir gás. É uma oportunidade muito grande para qualquer empresa que esteja interessada em adquirir gás a preços internacionais”, afirma Pedro Litsek, presidente da Celse.

Investimentos

O presidente global da Golar Power, empresa que investiu R$ 9 bilhões na termoelétrica na Barra dos Coqueiros, conta que a intenção do grupo é substituir o percentual de diesel importado no país pelo GNL nos próximos anos.

“O GNL é um combustível em muita abundância no mundo, e o que mais motivou nosso grupo a investir nesse mercado foi justamente a disparidade de preço do GNL e óleo diesel. Existe uma vantagem competitiva relevante e obviamente a abundância do produto faz com que a gente acredite que é uma solução a longo prazo para uso tanto de termoelétricas, quanto no transporte de cargas e transporte urbano. Já é um insumo utilizado em vários países, na China hoje são 400 mil veículos rodam usando o GNL, tanto ônibus quanto caminhões, e o Brasil tem toda essa malha rodoviária e essa demanda pelo diesel. Nossa meta é que a gente consiga substituir o percentual de diesel importado no país com o GNL nos próximos cinco a sete anos”, adianta.

O presidente explica que o investimento em Sergipe é fruto de capital externo, modelo único no Brasil em projetos de infraestrutura desta magnitude não dependendo do capital de fomento do BNDES. “A ideia é que Sergipe seja nossa raiz para introduzir esse modelo de negócio inovador e revolucionário, e daqui a gente possa dar o exemplo e expandir para o resto do país”, enfatiza.

Projeto de Lei

O deputado federal Laércio Oliveira é relator do Projeto de Lei nº 6407/2013 que trata da modernização do uso do gás no Brasil. De acordo com o parlamentar, já existe uma lei do gás, mas é uma política ultrapassada e o país precisa de um novo marco regulatório do gás.

Deputado Laércio Oliveira deve colocar PL dos gás em pauta ainda este ano (Foto: Portal Infonet)

“Esse é um mercado que cresceu bastante e precisamos aplicar ele com eficiência no Brasil. A Argentina tem 30 mil quilômetros de dutos, o Brasil só tem nove. Se compararmos o Brasil com a Argentina a gente percebe que tem alguma coisa errada. Isso acontece porque nós temos uma legislação difícil de ser cumprida por aqueles que trabalham no mercado do gás. Fazer acontecer o novo mercado de gás no país é uma das políticas do governo federal e para isso a gente precisa do novo marco regulatório do gás”, afirma.

De acordo com Laércio, o projeto deve ser colocado em pauta na Câmara dos Deputados ainda este ano. “Sergipe detém 18% de toda necessidade de gás que o Nordeste do Brasil tem. Temos uma condição muito grande de transformar Sergipe a partir dessa riqueza mineral, então produzir uma lei que vai contemplar todos os estados, mas especialmente Sergipe nos deixa muito empenhado nisso”, finaliza.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais