Servidores e pacientes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 9, na Praça General Valadão, para protestar contra o atual modelo de políticas públicas voltadas para a assistência social do país. Segundo a categoria, está em curso no Brasil um política nacional de desmonte dos serviços públicos ligados à assistência social.
“A gente quer cobrar do estado que ele não se omita do seu papel”, afirma Deise Araújo, uma das integrantes do Suas. Segundo ela, o desmonte começou com a aprovação da PEC dos gastos públicos que “congelou” os investimentos em algumas áreas, dentre elas, a assistência social. “Foi a partir dessa medida, que as políticas políticas começaram a ter um desmonte”, lamenta a servidora.
Ainda segundo Deise, um país tem que desenvolver o lado social para ofertar a todos uma condição digna de viver, no entanto, o atual discurso do Governo Federal, segundo ela, é totalmente fora de contexto. “Além do recurso que culpabiliza a população pela pobreza e diz que não é necessário o investimento em assistência social”, destaca.
Papel do Suas
De um modo geral, Deise explica que uma boa atuação do Suas reflete questões sutis que contribuem para um melhor amparo social. “O Sus tem um papel de proteção social. É o estado cumprindo sua função de atingir as pessoas que não têm uma inclusão completa na sociedade. Atuamos também na prevenção de violência doméstica e no fortalecimento de vínculos comunitários”, afirma.
por João Paulo Schneider e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B