Presidente do PT defende alianças para reeleger Marcelo Déda

Presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores

O novo presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, o vice-prefeito Silvio Santos, recebeu a reportagem do Portal Infonet para uma entrevista sobre os planos à frente do cargo que ocupa pela segunda vez. Ele foi empossado na noite da última sexta-feira, 12 em solenidade muito prestigiada no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Silvio Santos defende alianças com outros partidos e garante que o PT está crescendo em Sergipe. Começou a defender o partido na década de 80, quando fazia parte do movimento sindical bancário e agora afirma que “já chega entrando no olho do furacão”. Isso porque será o responsável pela coordenação do processo de alianças para as eleições gerais de outubro de 2010. Confira a entrevista:

Portal Infonet – De que maneira o Sr. irá conduzir os trabalhos no Partido dos Trabalhadores em todo o Estado de Sergipe?

Silvio Santos:”Precisamos avançar em outras conquistas”
Silvio Santos – A gente já entra no olho do furacão. Em pleno processo de construção de candidaturas com o objetivo de reeleger o nosso governador Marcelo Déda. Precisamos de mais quatro anos para consolidar os avanços do nosso Governo.

Infonet – Que avanços seriam esses?

Silvio Santos – Nós estamos avançando em políticas sociais e queremos mais quatro anos para além de consolidar, avançar em outras conquistas e nesse sentido iremos priorizar uma política ampla de alianças.

Infonet – O PT está pretendendo fazer alianças com quais partidos em Sergipe?

Silvio Santos – Com o PSC, o PR, enfim estaremos conversando com todos. Partidos que já faziam parte do Governo e os que mesmo que entraram depois, já se incorporaram. A gente quer que o bloco se mantenha unificado nas eleições de 2010.

Infonet – E as conversas já foram iniciadas?

“Decidimos não fazer campanha difamatória”
Silvio Santos – Tivemos algumas conversas informais, mas a partir de agora vamos formalizá-las para já evoluir, mostrando a importância dos partidos e que queremos governar juntos, fazendo um governo de coalizão. Mostrando principalmente que o compromisso primordial é com o projeto político renovador, transformador e de mudanças em nosso estado.

Infonet – O Sr. destaca a importância da coalizão e como vê a repercussão das afirmações da deputada Ana Lúcia Menezes dando conta de que a falta de desenvolvimento na Educação é culpa dos partidos de coalizão?

Silvio Santos – Não há motivo para chateação por parte dos integrantes desses partidos. O nosso partido vai ter essa posição de alianças, do governo de coalizão, da unidade. O que a deputada está cobrando é que esses partidos tenham compromisso com o projeto político. E é legítimo que tenham participação no Governo e tenham cargos, mas esses cargos não podem beneficiar a interesses particulares.

Infonet – E essa questão de que as secretarias estão loteadas não pegou mal?

Silvio Santos – Em essência o debate é esse. O que a deputada colocou é que se os cargos forem ocupados sem objetivo transferidor, eles viram loteamento. Muitos assumem cargos e acham que o objetivo é trabalhar para as lideranças.

Infonet – O PT começa a discutir o processo de alianças coordenado pelo Sr. Como fica a cabeça do eleitor por exemplo, que vê adversários políticos na última campanha estarem agora juntos no mesmo palanque, a exemplo de José Almeida Lima, Edvaldo Nogueira, Marcelo Déda, Jackson Barreto, Albano Franco, os irmãos Amorim?

Silvio Santos – O eleitor estranha, mas isso é coisa de política, que pode acontecer normalmente. O fato de estarmos separados em outras eleições não nos coloca como inimigos. Precisamos ter uma relação civilizada para que a população compreenda. É por isso que resolvemos não fazer uma campanha difamatória, na base da desqualificação. Isso despolitiza a opinião pública.

Infonet – Muitos dizem que o PT está buscando cada vez um número maior de alianças para reeleger o governador Marcelo Déda, por temer a candidatura João Alves Filho. É verdade?

Silvio SantosNão há temor. Nós o enfrentamos em 2006 e não estávamos no Governo. Não podemos cercear as alianças a nenhum partido que quer mudanças. Sabemos que o leque de alianças vai fortalecer o nosso bloco e fragilizar o nosso adversário. Isso faz parte de uma tática eleitoral que eu considero para o momento e não de temer outras candidaturas.

Infonet – O Partido dos Trabalhadores está crescendo em Sergipe?

Silvio Santos – O PT tem hoje além do Governo do Estado, uma bancada significativa na Assembléia Legislativa, com quatro deputados. São sete prefeitos e mais de 50 vereadores. O partido cresceu muito e tem uma responsabilidade muito grande no desenvolvimento de Sergipe. Estamos defendendo a ampliação da bancada tanto na Câmara Federal, quanto na Assembléia Legislativa.

Por Aldaci de Souza

 

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais