Justiça suspende terceirização integral dos serviços no Nestor Piva

Desembargador suspendeu a terceirização integral e determinou a readequação do contrato no Nestor Piva (Foto: André Moreira)

A Justiça suspendeu a terceirização integral dos serviços no Hospital Nestor Piva, que fica na Zona Norte de Aracaju. A partir da decisão do desembargador José dos Anjos, que determinou a readequação do contrato, a terceirização, que era de seis meses e envolvia todas as atividades, deverá ser de apenas 180 dias e restrito ao quadro médico complementar.

O magistrado atendeu parcialmente a um pedido do Sindimed, que recorreu da decisão do juiz Luis Gustavo Serravalle, que negou a suspensão da terceirização das atividades na unidade hospitalar.

No recurso, o Sindimed argumenta que o serviço de saúde pública é indelegável, e que não é permitida a realização de contrato com empresa particular terceirizada a fim de delegar a realização de todos os serviços de um hospital público inteiro.

Ainda de acordo com o Sindimed, a Constituição Federal veda que empresas terceirizadas efetuem as funções integrais de unidades de saúde pública e permite apenas as suas contratações para que ajam de forma complementar.

O Sindimed alegou ainda que a ilegalidade da contratação da empresa terceirizada também se dá ao fato da ausência do procedimento licitatório e diz ainda que a empresa terceirizada não possui capacidade técnica e financeira suficientes para cumprimento do contrato em questão.

Ao acolher parcialmente o recurso do Sindimed, o desembargador José dos Anjos estabeleceu também que deverá ocorrer uma readequação no contrato e que a empresa terceirizada não poderá afetar a equipe de servidores concursados lotados no Nestor Piva. A multa por descumprimento é de R$ 2 mil por dia, limitada à quantia máxima de R$ 60 mil.

A Secretária de Municipal de Saúde (SMS) informou que ainda não foi notificada da decisão.

Entenda o caso

A empresa Centro Médico do Trabalhador EPP Ltda foi contratada no início do ano, de maneira emergencial, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para realizar os serviços de escala médica, administração e gerência do Hospital Nestor Piva, na zona norte da capital.

A SMS justificou que a contratação foi necessária para garantir os atendimentos à população, já que os médicos paralisaram as atividades em virtude do descontentamento relacionado à mudança na forma de pagamentos, que passou de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) para Pessoa Jurídica (PJ).

por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais