Leitos para Covid-19 nas UPAs estão com quase 100% de ocupação

Leito em Hospital de Campanha deverá receber pacientes quando não há vagas em UPAs (Foto: SMS)

Os leitos de retaguarda, aqueles indicados para casos de média e complexidade, instalados Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19, estão com quase 100% de ocupação, segundo informações repassadas na noite desta terça-feira, 26, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há 28 leitos ocupados no Nestor Piva e seis ocupados no Fernando Franco. Partes desse leitos, conforme a SMS, estão ocupados por pacientes mais graves, que aguardam transferência para hospitais com leitos de UTI, que em Sergipe estão sob responsabilidade e gestão do Estado.

A lotação das UPAS veio à tona no último domingo, 24, quando dois idosos, pai e filha, necessitaram de atendimentos, mas tiveram que aguardar diversas horas dentro da ambulância. O fato se repetiu com um outro idoso na última segunda-feira, 25. Segundo a SMS, por se tratarem de casos graves, esses pacientes deveriam ser levados para leitos do Estado, que dispõe de especialistas e equipamentos de UTI. Nas duas ocasiões, os pacientes foram encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para leitos de UTI no Hospital Regional de Estância.

Demais leitos de retaguarda em Aracaju

Como os leitos de retaguarda das UPAS estão lotados, as alternativas (nos casos de baixa e média complexidade) são os demais leitos, que segundo a SMS, somam 88 distribuídos no Hospital de Campanha, Hospital Universitário, Hospital São José e Pediatria do Hospital Santa Isabel.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que recebeu nesta terça-feira, 26, 15 respiradores do Ministério da Saúde, que serão instalados no Hospital Renascença, permitindo a abertura de 15 novos leitos de UTI, regulados pelo Estado, através de um credenciamento.

A SES explicou também que está trabalhando para a abertura de 40 a 50 novos leitos de UTI para os próximos dias, ampliando a oferta desse tipo de leito no Estado.

Atualmente, conforme dados divulgados pela SES, Sergipe tem dispõe de 85 leitos de UTI na rede pública e 76 na rede privada.

Por Verlane Estácio

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais