Prefem: maioria das detentas já testou positivo para a covid-19

A testagem coletiva foi realizada no fim do ano passado e a visitação foi suspensa até recuperação de todas as detentas (Foto: Portal Infonet)

Segundo informações do professor e pesquisador do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lysandro Borges, 122 das 189 detentas do Presídio Feminino (Prefem) testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A testagem coletiva foi realizada no fim do ano passado e a visitação foi suspensa até recuperação de todas as detentas.

Ainda de acordo com Lysandro, todas as apenadas não apresentaram sintomas da doença no momento do teste e nem posteriormente. “Essa infecção demonstra a circulação do vírus na nossa capital, que escoa também no sistema prisional, por meio do contato com os agentes penitenciários e as visitas”, observa o professor.

Borges avalia também um aspecto positivo no fato de as detentas não terem apresentado sintomas da Covid-19. “Mesmo assintomáticas, elas tiveram contato com o novo coronavírus e, com isso, irão formar anticorpos de memória. A durabilidade desses anticorpos dura, em média, de 6 a 8 meses, o que dará um certa segurança ao sistema prisional”, detalha. ”

O especialista aponta para a importância da vacinação. “É importantíssimo que os detentos do sistema prisional sejam vacinados, assim como os funcionários e colaboradores, que estão em contato diariamente com os apenados, para evitar que haja uma crescente de casos com sintomatologia”, acrescenta Lysandro.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais