Prontuário eletrônico: saída para resolver problemas na saúde

Prontuário Eletrônico já está em vigor em uma unidade de saúde (Foto: Lícia Menezes/Secom PMA)

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pretende implantar o Prontuário Eletrônico até o final do ano de 2019 em todas as 44 unidades de saúde mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Neste ano, entrou em funcionamento o Prontuário Eletrônico no primeiro posto médico, na Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Leite, no bairro Suissa. Até o final do ano, serão 18 unidades com este novo procedimento, segundo informações do próprio prefeito em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira, 23.

Até o final de 2019, segundo o prefeito, há a perspectiva de todas as unidades estarem interligadas com o Prontuário Eletrônico em funcionamento, criando facilidades na rede de atendimento à saúde e no próprio controle da prestação do serviço feita pelos profissionais de saúde, conforme ressalta Edvaldo Nogueira.

Com este mecanismo, conforme perspectivas do prefeito, serão solucionados os problemas enfrentados pelos pacientes para a marcação de consulta médica nas diferentes especialidades. O prefeito reconhece as grandes filas, os longos períodos de espera para a marcação de consultas e exames específicos e admite a falta de controle. “As grandes filas ainda não foram equacionadas porque as consultas às especialidades são feitas manualmente, as pessoas furam filas e o Prontuário Eletrônico vai resolver tudo isso com transparência e eficiência”, destaca o prefeito.

Transparência e controle

O Sindicato dos Médicos aplaude a ideia. O presidente do sindicato, João Augusto de Oliveira, informou que esta é uma reivindicação da classe médica desde o primeiro mandato de Edvaldo Nogueira frente à Prefeitura de Aracaju. “Se efetivamente implementado, o Prontuário Eletrônico trará melhoria e transparência para o paciente e maior controle no atendimento. O médico terá acesso a todo histórico do paciente”, ressalta o sindicalista.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais