A “gripe” que assusta

0

“Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta”  Mahatma Gandhi

Já se passaram alguns anos desde o “susto” Mundial decorrente da situação mexicana, que enfrentou um problema de saúde pública sem precedentes., o que certamente foi mais do que um alerta para a comunidade cientifica  mundial,quando então um vírus da Influenza aparentemente originário do porco manteve o mundo em uma expectativa extremamente preocupante sobre o futuro da saúde de nossa população.

O que é a influenza?

Trata-se de uma infecção viral que em geral afeta o aparelho respiratório (nariz, garganta, brônquios e ocasionalmente os pulmões), permanecendo em atividade por cerca de aproximadamente uma semana de duração,sendo que os seus sintomas mais comuns, a sudorese,a febre,a dor muscular e das articulações,além de também apresentar dor de cabeça e intenso mal estar geral ( “o corpo só pede uma boa cama “ ).

Como ela é adquirida?

Essa virose geralmente pode ser adquirida tanto por pessoas como por animais,sendo no entanto muito raro o contágio entre os seres humanos e os animais, a não ser que haja uma mutação genética do vírus, o que pode por sua vez desencadear uma pandemia senão for controlada a tempo.

Todos os vírus têm origem de distintas “cepas” (famílias de vírus); a “cepa” que foi detectada no México era a AH1N1, que provém da denominada H1N1 que ao longo do tempo foi se diversificando em inúmeros tipos de mutações, como a gripe aviária, a chamada gripe Porcina dentre tantas outras.

Como se Contagia?

Na maioria dos casos, de individuo à individuo , através de partículas que são eliminadas pela pessoa infectada no momento em que espirre ou tussa, sem uma adequada proteção da boca e/ou do nariz.

A recuperação da gripe comum ocorre em 7 a 10 dias sem necessidade de tratamento médico específico, e sim com medidas simples, como repouso, consumo de muitos líquidos, e comprimidos de Vitamina C e/ou antigripais comuns.

È muito importante chamar a atenção que as crianças menores (zero a 5 anos ) e os adultos que já passaram da terceira idade , são mais susceptíveis a apresentarem complicações graves de saúde senão forem acompanhados com atenção médica redobrada.

Nesse último grupo devemos incluir os portadores de doenças crônicas (como diabetes), de doenças consultivas (como câncer) ou que estejam imunodeprimidos (como soro positivo  HIV e transplantados em uso de drogas imunossupressoras).

Sintomas da Influenza:

Dor de cabeça intensa e repentina

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes
  • Febre elevada (39ºC ou mais)
  • Tosse seca e dor de garganta
  • Náuseas, vômitos e diarréia

Como Prevenir o contágio com a Influenza

Usar gel desinfetante para as mãos

Habituar-se a lavar as mãos com freqüência usando água e sabão

Em caso de tosse ou espirros, cobrir sempre a boca e/ou nariz com a face interna da mão (“‘em concha”).

Nunca se automedicar.

Em caso de ter alguns sintomas suspeito procure logo um serviço médico.

Os diabéticos devem procurar seu médico e verificar a necessidade de se vacinarem.

Notas Importantes

Epidemia: A doença se propaga durante algum tempo em um país e afeta simultaneamente uma grande parcela da população.

Endemia: É quando uma epidemia se prolonga por muito tempo em áreas geográficas bem definidas.

Pandemia: É uma epidemia de uma doença Infecto – contagiosa que afeta a população de uma área geograficamente extensa, quer seja um continente ou até o mundo em toda a sua totalidade.

Fases de Alerta de Pandemias (OMS)

1 – Vírus circula apenas nos animais (não infecta os homens)

2- Vírus atinge animais domésticos ou selvagens, contamina algumas pessoas, pode ser considerado um risco potencial de pandemia.

3 – Vírus afeta a pequenos grupos de pessoas e começa a ocorrer transmissão de homem a homem, e não só de animais a humanos.

4 – Aumenta o poder do vírus para ser transmitido entre pessoas, aumentando de forma significativa o risco da pandemia (surtos comunitários )

5 – Se caracterizam pela propagação do vírus de homem a homem, em pelo menos dois países de uma mesma região.

6 – Fase Pandêmica – a doença se alastra , ocorre em vários países de regiões distintas .

Nessa fase não se pode prevenir, e sim apenas tentar controlá – la.

Estejam atentos, evitem contatos com possíveis portadores de gripe, aproveitem a oportunidade e se vacinem contra a gripe, principalmente se estiverem com mais de 50 anos..

Uma boa semana e muita paz nesse inicio ensolarado do mês da paz,e em que comemora a luz e a alegria do Carnaval sem excessos em nosso país…..

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários