A importância de saber programar: Pense Nisso!

A programação de computadores é a linguagem universal do planeta. As pessoas que sabem programar ou codificar poderão se comunicar entre países e culturas, inovar e resolver problemas com mais eficiência.

Aprender a programar em tenra idade ajuda seus filhos a resolver problemas do cotidiano e a se preparar para uma vida inteira de oportunidades.

A importância de saber programar
A importância de saber programar (Foto: Pixabay)

Atualmente, a maioria das pessoas ainda vê a codificação ou programação de computadores como uma atividade altamente técnica ou até “nerd”, atraente apenas para uma minoria da população. Na realidade, a codificação está se tornando um novo tipo de alfabetização. É uma habilidade que é útil na vida cotidiana, especialmente no mundo altamente digital de hoje.

Para a maioria das pessoas, ter pelo menos um nível básico de habilidade em programação facilitará o uso de um smartphone, vincular dispositivos e gerenciar arquivos em várias plataformas.

Considere todos esses benefícios e passe a apoiar a aprendizagem de programação para todos; ajudando inclusive seus filhos a aprender alguma programação de computador, você pode até aprender junto com eles.

Benefícios Educacionais

As escolas primárias usam computadores para testes e outras atividades, mas é um currículo escolar raro que inclui qualquer programação de computadores. Recentemente, muitas escolas em todo o mundo começaram a incluir um segmento de habilidades de programação de computadores para o cotidiano escolar, algo muito inicial ainda, mas com certeza uma bela iniciativa.

Esse tipo de educação ajuda as crianças a aprender o funcionamento interno básico dos computadores. Essa inicialização pode preparar as crianças para uma vida inteira de uso e gerenciamento bem-sucedidos da tecnologia em suas vidas cotidianas.

O processo de aprendizagem, possibilidades e resultados dos benefícios

Assim como aprender a andar de bicicleta, aprender a codificar é mais fácil quando você é jovem.

Mesmo crianças de quatro anos podem aprender os conceitos básicos de computação. Aprender a codificar está ficando mais fácil e mais interessante, pois há mais e mais novos tipos de software e métodos instrucionais atualizados que mantêm as crianças interessadas e empolgadas com a programação de computadores.

Isso não quer dizer, claro, que o aprendizado não possa ser iniciado em qualquer fase de sua vida. Basta um pouco de dedicação e paciência que logo os resultados de seus esforços aparecem. Se assim escolherem, desejo a todos um excelente aprendizado e especialização sobre o assunto.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais