A Coluna Getempo em revista

Maria Luiza Pérola Dantas Barros

Doutoranda em História Comparada (PPGHC/UFRJ)

Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

E-mail: perola@getempo.org

Frutos da Coluna Getempo: capas das três obras lançadas pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente. Fonte: http://getempo.org/nossos-livros/

 

É interessante ver, enquanto historiadora, que o início do ano civil geralmente é utilizado por periódicos para uma espécie de balanço do que foi feito até aquele momento, com um olhar otimista para o que está por vir em termos de atuação. E por que não fazermos isso neste espaço que, há mais de uma década, se dedica a publicar textos oriundos de pesquisas acadêmicas na área das Ciências Humanas visando a um público amplo de não especialistas?

Em 2008, nasce o Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, que, entre suas metas, tinha a ambição de apresentar os resultados das investigações realizadas por seus integrantes de forma inovadora, diversificada, sem abrir mão da qualidade do material oferecido, em um espaço virtual de divulgação científica.

Foi nesse contexto que se iniciou a parceria entre o GET e a Infonet, em abril de 2012. A ideia era oferecer textos curtos e objetivos sobre temáticas do tempo presente, porém, não se restringindo a ela. Independentemente da cronologia, os textos buscariam contribuir de maneira proveitosa para o debate em torno das ideias de cidadania, memória, tolerância, educação, cultura e cibercultura e da história de Sergipe. Em março de 2013, essa parceria tomou a forma da Coluna Getempo (www.infonet.com.br/getempo).

Ao longo dos anos, a coluna teve a sua pe­riodicidade alterada – foi de semanal para quinzenal, depois retornando a semanal –, também viu mudarem as coordena­ções, porém, sem perder de vista o esforço em ajudar aos leitores a pensarem a sociedade, a educação, a política, as produções culturais, as novas tecnologias, ou mesmo o tempo em que vivemos.

Se a ideia inicial envolvia publicar textos de pesquisadores ligados ao GET, hoje não nos detemos a isso. Sem renunciar à qualidade, passamos a receber contribuições de diversos pesquisadores e de diferentes partes do Brasil. Os textos, após passarem por um rigoroso processo de avaliação e revisão de linguagem, são publicados neste espaço.

Tal esforço fica evidente nos números: ao longo desses anos, publicamos cerca de 390 textos, sobre os mais variados assuntos, cuja autoria abarca desde graduandos até pós-doutores. Esse arsenal de publicações rendeu frutos: o livro Getempo: memórias de uma coluna na internet, lançado em 2014; e o livro Getempo volume 2: novas memórias de uma coluna na internet, lançado em 2020. Além desses, dada a regularidade na remessa de apontamentos sobre a temática da Segunda Guerra Mundial, e a possibilidade de diálogos entre eles, também em 2020 foi lançada a obra Segunda Guerra: apontamentos do Tempo Presente. Vale mencionar que tais obras se encontram disponíveis para download gratuito no site do GET (http://getempo.org/nossos-livros/).

É amparada nessa trajetória que a Coluna Getempo adentra 2024, nutrindo o desejo de que os textos nela publicados continuem a contribuir nos mais variados debates, sendo, por vezes, um auxílio semanal para compreendermos a realidade que nos cerca.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais