Especialista fala sobre as mudanças no pagamento da pensão por morte

Guilherme Teles acredita que o benefício de pensão por morte foi o mais prejudicado com a Reforma da Previdência (Foto: Portal Infonet)

O benefício pago pelo Instituto da Previdência e Seguridade Social (INSS) para os dependentes dos segurados que vêm a óbito, a pensão por morte, sofreu algumas alterações nas regras e no cálculo com a Reforma da Previdência promulgada em 12 de novembro de 2019. De acordo com especialistas, o benefício foi o mais afetado com a reforma.

O professor de direito previdenciário da Universidade Tiradentes (Unit) e Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SE, Guilherme Teles, explica que até antes da promulgação da Reforma da Previdência, os dependentes dos segurados do INSS recebiam 100% do valor do benefício. Com as novas regras esse valor cai para 60%.

“Após o dia 12 de novembro muda-se totalmente o cálculo, esse valor em vez de ser pago em 100%, ele começa a ser pago em 60%. Esse benefício pode chegar a 100% se o segurado tiver pelo menos quatro dependentes, por exemplo, a esposa e mais quatro filhos, ai sim será pago 100% do valor do benefício. Mas, cada dependente que completar 21 anos vai deixando de receber a cota-parte de 10% e esse valor não é mais revertido para os demais dependentes como acontecia antes da Reforma. É uma perda significativa”, afirma.

Guilherme explica que se o segurado ou segurada do INSS já estiver aposentado quando falecer, o calculo é mais simples, porém, se esse segurado (a) no dia do seu óbito ainda estiver na ativa, a perda no valor do benefício ainda é maior. O cálculo é feito como se o segurado estivesse sendo aposentado por invalidez, benefício que leva hoje o nome de aposentaria por incapacidade permanente.

“Na verdade quando você está na ativa e morre, caso existam dependentes para receber pensão por morte, o INSS calcula na data do óbito como se aquela pessoa estivesse sendo aposentando por invalidez para dali calcular o valor de benefício. Ocorre que a aposentadoria por invalidez também sofreu alteração no cálculo com a Reforma da Previdência, ela também começa a ser paga num percentual de 60%, então se o segurado falecido não tinha na data do óbito no mínimo ou até 20 anos de contribuição, a aposentaria por invalidez será calculada em 60% do valor. É um redutor em cima de outro redutor, o impacto é muito alto”, aponta.

O especialista lembra que para os segurados aposentados ou que contribuem com um salário mínimo para a Previdência nada muda. As novas regras afetam diretamente quem recebe acima do mínimo. Guilherme explica que o direito adquirido também não será afetado.

“O direito adquirido continua sendo preservado como garantia constitucional, ou seja, para quem já recebia o benefício de pensão por morte do INSS nada muda, e também para as pessoas que deram entrada no pedido da pensão antes da promulgação da Reforma da Previdência, antes do dia 12 de novembro, o INSS é obrigado a analisar com base na legislação que estava em vigor naquela época. Nós sabemos que o INSS está demorando muito para conceder os benefícios, naturalmente isso tem gerado uma dúvida, mas em relação a pensão por morte tem que olhar a data do óbito. Se ela se deu antes do dia 12 de novembro verifica-se e aplica-se as regras anteriores, inclusive o cálculo, mas se a morte se deu depois da promulgação, ai sim se enquadra nessas novas regras”, adverte.

Exceção

Existe uma situação em que o benefício de pensão por morte será pago em 100%. No caso de dependentes que sejam considerados inválidos, ou seja, possuam doença grave, moderada, doença mental ou intelectual. “Nesse caso, quando o dependente menor ou maior de 21 anos é inválido, o cálculo não começa nos 60% e sim nos 100% do benefício. Aconselho as famílias que eventualmente tenham um filho que é considerado inválido que não espere que o segurado, pai ou mãe, venha a óbito. Se antecipe, vá ao INSS e deixe lá no banco de dados que aquela família tem um dependente que é considerado inválido e que aquela pessoa não tem a menor condição de se sustentar. O INSS tendo esse conhecimento trará menos problema caso um dos pais ou os dois venham a óbito e seja necessário habilitar o dependente para receber a pensão”, orienta.

Pensão vitalícia

Guilherme informa que em relação a pensão vitalícia nada será alterado com a Reforma da Previdência. As regras sobre essa matéria foram alteradas por força de lei há alguns anos. “Uma pensão vitalícia só é paga se o dependente, a viúva ou viúvo, tiver 44 anos ou mais na data da morte do segurado. Não é a idade de quem faleceu, e sim de quem vai se habilitar. Se o viúvo (a) tiver idade menor de 44 anos recebe também a pensão por morte, mas em parcelas durante prazo determinado. Há uma tabela que define isso”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais