Concurso da PM: Nova data do TAF é agendada de 2 a 4 de setembro

As provas acontecem na UFS (Foto Ilustrativa :Arquivo Portal Infonet)

O Teste de Aptidão Física (TAF) para os classificados do concurso de soldado da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) será no dia 2, 3 e 4 de setembro na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O Diário Oficial do Estado de Sergipe publica até essa sexta-feira, 24, o novo cronograma do concurso.

A prova física, que estava agendada anteriormente para esta semana, foi suspensa na última sexta por determinação judicial. Com a anulação de duas questões da prova objetiva foi necessária uma reclassificação dos candidatos que foi divulgada na última quarta-feira, 21.

A reclassificação alterou o número de aprovados no concurso. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), 100 candidatos saíram da lista de aprovados e 129 entraram. A explicação para essa diferença foi o critério de empate.

O governo explica também que ao anular duas questões, o Instituto (IBFC) que realizou a prova acrescentou quatro pontos ( dois de cada questão anulada) para todos os candidatos, assim como determina o edital.

Entenda o caso

No dia 1º de julho, os irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, foram flagrados com telefones celulares escondidos durante a aplicação da prova objetiva do concurso. Eles confessaram que pagariam até R$ 20 mil pela aprovação. Logo depois, conforme informação da Seplag, 23 candidatos tiveram os nomes enviados à Polícia Civil por suspeita de tentar fraudar o certame e foram eliminados das próximas etapas.

No dia 2 de agosto, o juiz Manoel da Costa Neto determinou a suspensão da concurso,  atendendo a pedido de dois candidatos que se sentiram prejudicados com a tentativa de fraude. A decisão foi derrubada no dia 10 de agosto pelo desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto.

No dia 14, Manoel da Costa Neto suspendeu as duas questões da prova objetiva do concurso para soldado da PM. A decisão atende ao pedido de uma candidata que alegou violação no edital, justificando que as questões 87 e 88 abordaram direito penal, assunto que não estaria disposto no conteúdo programático e na regra do certame. A candidata alegou também que a anulação das questões traria as pontuações necessárias para que ela fosse classificada para o TAF e informou que entrou com recurso administrativo, mas teve o pedido indeferido pela banca examinadora.

Com isso, o TAF que estava agendado de 20 a 22 de agosto foi suspenso. E uma nova lista de reclassificação foi divulgada na manhã desta terça-feira, 21.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais