Incêndio na Serra é extinto e ICMBio investigarrá quem causou dano

Incêndio começou no sábado e só foi extinto na quarta (Foto: facebook Itabaiana Como Eu Vejo)

O tamanho do dano ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana, provocado pelo incêndio que durou praticamente quatro dias, ainda é desconhecido. As chamas foram controladas e o incêndio, iniciado no sábado, 23, foi extinto na quarta-feira, 27, com uma ação que mobilizou a brigada de incêndio enviada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), equipes do Corpo de Bombeiros de Sergipe e voluntários, que permaneceram no local durante todo este período.

Agora, conforme o chefe do Parque Nacional, Marleno Costa, a equipe está fazendo o monitoramento da área e, posteriormente, se dedicará a um levantamento minucioso para identificar a dimensão do dano ambiental. Paralelamente, abrirá procedimento para identificar a causa e quem provocou o incêndio. Dependendo dos desdobramentos, o Parque Nacional solicitará também apoio da Polícia Federal para chegar ao causador do incêndio.

Há suspeita que o incêndio afetou cerca de 2 mil hectares, o que corresponde a 25% dos 8 mil hectares da totalidade do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, atingindo a fauna e flora e afetando também os sítios e propriedades privadas existentes ao redor da Serra. A extensão efetiva só será possível precisar a partir do mapeamento da área queimada, que a equipe do Parque Nacional começará a fazer a partir da próxima semana.

Além de mapear a área, a equipe abrirá procedimento interno para identificar o agente infrator. O chefe do Parque Nacional não tem dúvida que o incêndio foi provocado por ação humana e já trata o causador como infrator em decorrência do ano ambiental provocado à região. “Mas não podemos afirmar se foi intencional. Pode ter sido por descuido”, ressalta Marleno Costa.

Identificado o agente causador do incêndio, a direção do Parque Nacional aplicará as penalidades previstas em casos de dano ambiental e encaminhará relatório ao Ministério Público Federal (MPF) para que as providências jurídicas sejam adotadas.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais