Liberdade Econômica

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira a Medida Provisória 881/2019, conhecida como MP da Liberdade Econômica. O texto vai agora para a sanção presidencial e propõe medidas de desburocratização e simplificação de processos, principalmente na abertura de empresas consideradas de baixo risco, como sapataria, floricultura e lojas de roupas.. No calor das discussões no Senado a MP sofreu algumas alterações em relação ao texto aprovado na Câmara. A principal foi a retirada dos trechos que liberavam o trabalho aos domingos e feriados, objeto de um veemente protesto do deputado Francisco Gualberto na Assembleia Legislativa de Sergipe. O domingo continuará a ser respeitado como o dia de descanso para todos os trabalhadores. A liberdade econômica dá auto-declaração, confiança a quem vai empreender, depois o setor fiscalizatório vai lá para saber se aquela informação que foi prestada é correta. O microempresário que hoje gera 57% dois empregos formais no Brasil, 28% do PIB, será beneficiado. O Governo Federal acredita que essa medida pode reduzir um pouco os 14 milhões de desempregados ora existentes no Brasil. O Senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, comemorou a aprovação do projeto dizendo que o empresariado nacional vai se sentir mais à a vontade para investir e ampliar os negócios, gerando emprego e renda para a população. A MP prevê menos interferência do Estado como forma de destravar o ambiente de negócios no País. O texto retira a burocracia de atos governamentais que exigem licenças, alvarás e autorizações e funcionamento para atividades de baixo risco, como pequenos comércios. Em determinado trecho, o projeto aprovado pelo Senado, cria a Carteira de Trabalho Eletrônica, que será emitida pelo Ministério da Economia e acionada por meio do CPF do trabalhador. Também prevê que documentos que hoje precisam ser armazenados em papel possam ser guardados em suas versões eletrônicas, com as assinaturas eletrônicas.

Frota é expulso do PSL

Ex-ator pornô e dublé de politico, o deputado federal Alexandre Frota tanto fez que terminou expulso do seu partido, o PSL, pelo qual defendeu a candidatura a presidente do Sr. Jair Bolsonaro. Ultimamente era um crítico ferrenho de Sua Excelência e por isso foi admoestado a não prosseguir nessa linha, senão se daria mal. Fez ouvidos de mercador e por isso o PSL rodou a baiana por cima dele. Frota já recebeu convite do governador de São Paulo, João Dória, para se filiar ao PSDB. Mas dentro do partido há quem não queira a vinda de Alexandre Frota. Que, pelo jeito, vaia terminar tendo que voltar para o cinema pornô.

Um abaixo assinado do tamanho do Brasil

Os servidores dos Correios está numa luta insana recolhendo assinaturas da população contra a medida do Presidente da República, que pretende privatizar a empresa. O “abaixo assinado contra a a Privatização dos Correios” corre por todo o Brasil, e Sergipe não ficou de fora. Os Correios estão presentes em 5.569 municípios brasileiros e entregam mais de 20 milhões de objetos diariamente. Os Correios entregam material didático no prazo do calendário escolar., distribui vacinas aos postos de saúde de mais de 5 mil municípios, entre outras coisas. A entrega de cartas e telegramas é quase uma função secundária. O objetivo é alcançar 20 milhões de assinaturas no abaixo assinado a ser encaminhado ao Presidente da República.

Jorge Carvalho lança livro

Ex-Secretário da Educação do Estado de Sergipe, o professor Jorge Carvalho do Nascimento estará lançando na quinta-feira próxima, 29/9, o seu mais novo livro, ”Memórias da Resistência”, que narra a movimentação politica do Estado a partir de 1966, ou seja, dois anos após o golpe militar de 1964. O evento terá lugar no Museu da Gente Sergipana, na Avenida Ivo do Prado, a partir das 17h.

Parada gay será domingo

O domingo que se aproxima é dia de festa para a comunidade gay. Ocorre, na Orla de Atalaia, a Parada Gay, que sempre é uma festa divertida. Paralelamente ocorre um evento alternativo, com a Feijoada Chegay. A feijoada começará a ser servida as 10h44m24s no Espaço D´Elas no Inácio Barbosa, na Av. Carlos Gomes, 10 e só terminará com a saída do último cliente. O Espaço promete premiação ara os melhores pontuados no Karaokê da Casa. A promotora de tudo isso é Ellen Ferreira, vencedora do último Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Um sergipano na competição

O sergipano Gabriel dos Santos Vieira, de apenas 16 anos, será um dos 63 representantes do Brasil na WorldSkills 2019, a maior competição de educação profissional do mundo, que se reúne até o próximo dia 27 de agosto na cidade de Kazan, na Rússia. Caçula da delegação brasileira, Gabriel é estudante do Senai de Estância e está concluindo o terceiro ano do Ensino Médio. Ele vai competir na modalidade de Arte em 3D.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais