Os softwares de Realidade Aumentada e Realidade Virtual estão aumentando e se tornaram tendências populares nos últimos 2 anos. Eles enfatizam a experiência de comunicação visual. A realidade aumentada (RA) adiciona elementos digitais a uma visualização ao vivo, muitas vezes usando a câmera em um smartphone. Atualmente, a encontramos em jogos como o Pokemon Go e em aplicativos de mídia social como o Snapchat. A realidade virtual (RV) implica uma experiência de imersão completa que desliga o mundo físico. Embora estejamos familiarizados com sua aplicação no mundo dos jogos, ambas tecnologias também estão começando a dominar o mundo dos negócios. Hoje eu vou falar como a tecnologia VR está afetando nossas vidas de mais maneiras do que se imaginava.
Realidade virtual em treinamento remoto
As organizações de hoje estão mais dispersas geograficamente do que nunca e os funcionários da mesma equipe podem morar em diferentes cidades ou países. Embora isso tenha definitivamente levado a ganhos exponenciais para as organizações, também adicionou suas despesas.
O treinamento em RV é uma solução não apenas para reduzir despesas, os cursos de treinamento e as simulações também se beneficiam da RV. Para os funcionários que aprendem a usar máquinas ou aprendem a lidar com situações inesperadas, um ambiente totalmente virtualizado fornece uma experiência prática valiosa.
Realidade virtual em comunicação e colaboração
Tudo o que torna a Realidade Virtual eficaz para fins de treinamento de funcionários também funciona quando se fala em colaboração. Agora, os membros da equipe que trabalham remotamente podem se reunir em uma sala de conferências virtual, enxergando em tempo real, gesticulando e conversando naturalmente. Eles podem fazer parte do escritório sem a necessidade de sair do local onde se encontra.
A aplicação da Realidade Virtual não se limita ao treinamento e às colaborações, é uma nova era de comunicação em que afeta o comportamento dos consumidores quando integrados à experiência de marketing e integração de sistemas. Embora o espaço de Realidade Virtual e Realidade Aumentada de produtividade seja amplamente aberto, algumas soluções já chegaram ao mercado, como produtos virtuais, desktop virtual, visitas virtuais ao mercado imobiliário, entre outras.
Hoje, mais empresas estão usando tecnologias de realidade virtual (RV) em seu trabalho diário. Os designers e engenheiros da Ford estão usando RV para testar elementos dos novos carros, economizando muitos recursos enquanto a Audi está equipando o revendedor com kits de realidade virtual para permitir que os clientes configurem veículos. Pesquisando sobre o assunto você também verá que o ramo imobiliário também está utilizando dos recursos.
O Google Translate usa a câmera em um dispositivo móvel para fornecer uma tradução em tempo real de textos no mundo real. Atualmente, o aplicativo suporta 29 idiomas com a funcionalidade em tempo real e 37 usando fotos. O Google também introduziu a realidade virtual (RV) para dar a todos a chance de ver obras de arte com curadoria em museus de todo o mundo.
Um dos usos mais interessantes e imediatos da RV é o treinamento e a educação. Estudos recentes mostraram que aqueles que aprendem e treinam em realidade virtual (RV) retêm mais informações e por períodos mais longos do que aqueles que simplesmente usam livros, vídeos e outros métodos tradicionais.
A RV permite que os alunos executem a lição quantas vezes forem necessárias e de modo que fica muito mais difícil se distrair enquanto estiverem no fone de ouvido.
Estamos apenas começando a arranhar a superfície da aplicação da Realidade Virtual nos negócios, na educação e nas artes. Uma ferramenta muito poderosa que vai impactar a maneira como percebemos e interagimos com o mundo em um futuro muito próximo.