Deputados cobram celeridade na vacinação de pessoas acima de 60 anos

0
Deputados cobram do poder público celeridade na vacinação das pessoas acima de 60 anos (Foto: Reprodução de Rede Social)

O deputado Iran Barbosa (PT) apresentou dados na manhã desta terça-feira, 9, durante sessão mista na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sobre a população acima de 60 anos no Estado, e reforçou a necessidade do poder público em buscar meios para dar mais celeridade na imunização deste público contra a Covid-19.

Dados do Dieese sobre a população acima de 60 anos foram apresentados na sessão (Foto: Reprodução de Redes Sociais)

Os dados apresentados pelo parlamentar é um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que aponta que em Sergipe 317 mil pessoas têm 60 anos ou mais, que representa 13,6%  da população sergipana. Do quantitativo de pessoas com mais de 60 anos, 14,2% ainda trabalham, 83% moram com outras pessoas, 34% moram com estudantes e 81% contribuem com 50% ou mais da renda familiar.

“Esses dados refletem a necessidade de ter uma atenção especial para essa parcela da população. O Brasil é reconhecido pelo seu Know-how em cobertura vacinal, mas dessa vez está tudo muito lento, principalmente porque não temos vacinas. Então é preciso que o poder público desenvolva políticas públicas bem pensada para essa população, inclusive, celeridade na vacinação dessa população”, ressalta Iran Barbosa.

O parlamentar aponta ainda que 61% das pessoas acima de 60 anos tem algum tipo de comorbidade e 78% dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso comprova a ineficiência do nosso sistema de saúde que não atua de forma preventiva. Defendo que é preciso um planejamento específico em defesa da vida dos nossos idosos. Em sociedade desenvolvidas humanitariamente, os idosos têm lugar de destaque. Os índios, por exemplo, respeitam e colocam os idosos numa posição de destaque. Temos muito que aprender com eles”, enfatiza.

A deputada Goretti Reis (PSD) também se manifestou favorável ao pedido do deputado Iran Barbosa ao poder público em dar celeridade a vacinação das pessoas idosas. A parlamentar explicou que esteve na última segunda-feira, 8, com a secretária de estado da saúde e falou sobre a vacinação.

“Sergipe recebeu apenas 75 mil doses, poucas doses e tudo muito lento. E a informação que tivemos é que alguns municípios sergipanos sequer concluíram a  aplicação da primeira dose das vacinas. É preciso que os gestores tomem para si a responsabilidade e mesmo com poucas doses imunize sua população. Que seja feita uma logística célere e que priorize os grupos de risco. É preciso que o Estado e os municípios cumpram seu papel, descentralize e busque maneiras de agilizar a vacinação”, ressalta.

O deputado Zezinho Sobral (Pode), líder do Governo, falou da importância da continuidade da vacinação dos profissionais de saúde, e alertou para a necessidade de seguir as estatísticas durante a vacinação. “72% dos óbitos em Sergipe por conta do Covid-19 são de pessoas com 60 anos ou mais. Vacinando esse público reduzimos em mais de 70% das mortes. Acredito que o Ministério da Saúde deva prover os estados para imunizar o quanto antes as pessoas. Tendo vacina, a Secretaria de Saúde tem condições de vacinar a população de maneira célere e eficiente”, conclui.

Também se manifestaram favorável ao apelo de priorização e celeridade na vacinação dos idosos acima de 60 anos, os deputados Samuel Carvalho (Cidadania), Francisco Gualberto (PT), Kitty Lima (Cidadania) e Maria Mendonça (MDB)

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais