Case: pacientes sofrem com demora no atendimento e falta de remédios

superlotação no Case (Foto: Infonet)
Aposentado Anderson Araújo (Foto: Infonet)

Pessoas que precisam de atendimento no Centro de Atenção à Saúde (Case), reclamam da demora no atendimento a unidade. Para muitos pacientes, que foram ao local em busca de medicamentos desde a última terça-feira, 19, teve que ter paciência para ser atendido e lidar com a falta de medicações, porém a situação perdura durante está quarta-feira, 20.

Com falta de medicamento há mais de 60 dias, o aposentado Anderson Araújo revela que a situação é triste. “Estou desde ontem e não consegui pegar meu medicamento que estou há 60 dias sem ele. Minha glicemia já está muito alta e a situação aqui é vergonhosa”.

Técnica em radiologia, Thamagia Santana (Foto: Infonet)

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve uma paralisação no sistema, porém para a técnica em radiologia, Thamagia Santana, diz que o problema se repete. “É um problema recorrente desde o início do mês, pois já é a segunda vez que venho aqui e está a mesma coisa. Dificuldade de pegar a senha, a mesma insulina que estava faltando, continua faltando, demora no atendimento e hoje está pior que quarta-feira passada. É um problema que sempre bem acontecendo e precisamos saber como lidar, pois precisamos do remédio”, esclarece.

Professora Vera Núbia Santos (Foto: Infonet)

Preocupada com a situação do medicamento da sua filha, a professora Vera Núbia Santos, fala que entende que há demora no sistema, mas questiona qual a alternativa para os pacientes que necessitam da medicação e não estão conseguindo caso o sistema falhe?.

“Qual é plano que se tem para a pessoa que necessita receber o medicamento num caso desses? A senha está suspensa, mas o que esta acontecendo? O sistema está lento e ninguém fala. Eu fui garimpando de lugar em lugar para ter a informação e saber o que realmente está acontecendo. Minha filha precisa da medicação hoje!”, conta a mãe.

SES 

A coordenação Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) informa a todos os usuários que o Sistema Hórus do Ministério da Saúde (MS), utilizado para a dispensação de medicamentos, está paralisado desde segunda-feira, 18. Com isso, o atendimento no órgão está comprometido.

A coordenação do Case entrou em contato com a equipe que gerencia o sistema em Brasília e a informação é que foi iniciada uma ação conjunta para configuração e aumento do poder de processamento.

O controle do sistema Hórus é realizado exclusivamente pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS) e o estado de Sergipe não possui nenhuma gerência sobre ele.

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta o ocorrido e informa que está acompanhando e cobrando do Ministério da Saúde providências urgentes. A população poderá ligar para o número 3234-3400 para maiores informações e orientações.

Insulina 

Sobre a falta de insulina, a SES disse que chegará na próxima sexta, 22.

por Adson Santana

Matéria aletrada às 16h47 para acréscimo da informação da SES sobre as insulinas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais