Governo fará exoneração de servidor que insistir em acumular vínculos

Servidores não podem acumular vínculos na administração púbica (Foto: ASN)

O servidor público que insistir em permanecer com mais de um vínculo na administração estadual [a exceção de médicos e professores, que podem acumular no máximo dois vínculos] serão exonerados. Até o momento, o Governo do Estado foi compreensivo nas situações ilegais que foram constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e convocou cada um para fazer a opção, mas daqui por diante o servidor que insistir com esta prática será classificado como reincidente e terá o desligamento imediato do serviço público, conforme alerta o secretário George Trindade, da Administração Estadual.

George Trindade: 55 pendentes de parecer da PGE

Fruto do cruzamento de dados realizados pelo TCE, foram identificados 462 servidores com vínculos irregulares, em desrespeito às normas constitucionais. De acordo com o secretário George Trindade, a grande maioria dos servidores identificados pelo TCE com vínculos irregulares com a administração pública já se apresentou e a situação já está praticamente normalizada.

De acordo com o secretário, apenas 55 servidores questionaram, acreditando que possuem condições de permanecer com mais de dois vínculos na administração pública. A maioria é formada por médicos, que possuem dois vínculos com a administração estadual e estão também prestando serviços a prefeituras sergipanas.

Há situações também que o servidor público também ocupa cargo eletivo, cuja situação também está sendo analisada. Nesses casos, segundo o secretário, foram instaurados procedimentos específicos, contendo as respectivas defesas e esses processos foram encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A Sead está aguardando o parecer da PGE para definir as medidas que serão adotadas para enfrentar o problema.

Falso Positivo

Conforme os dados da Sead, muitas situações foram classificadas como ‘falso positivo’, em que não há irregularidade. Seriam, conforme o secretário, servidores aposentados, que recebem benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (SergipePrevidencia), e que recebem gratificação específica da administração estadual para manter-se na atividade. Situação que é regular e não há nada de ilegalidade, segundo a ótica do secretário George Trindade.

Esses casos considerados como ‘falso positivo’ foram excluídos e os 223 servidores restantes foram convocados e obrigados a fazer a opção pelo vínculo que deseja permanecer. Conforme George Trindade, deste total, 164 fizeram a opção e já comprovaram que estão desvinculados de outros setores públicos. Mas essas opções não trazem impacto para a folha porque os servidores optaram por permanecer com o vínculo com a administração estadual.

A Secretaria de Administração também já estuda métodos mais eficazes para controlar a frequência dos servidores públicos na administração estadual. Os detalhes ainda não foram divulgados.

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais